Professora alerta sobre saúde do trabalhador na pandemia em palestra da Câmara de Londrina

Professora alerta sobre saúde do trabalhador na pandemia em palestra da Câmara de Londrina

Curso remoto, que começou na última segunda-feira (25), faz parte da formação direcionada a vereadores e servidores.

A parceria entre a UEL e Secretaria Municipal de Saúde possibilitou a realização de palestra virtual sobre saúde do trabalhador durante a pandemia de COVID-19 para vereadores e servidores da Câmara Municipal de Londrina (CML). A palestra foi ministrada pela professora Celita Salmaso Trelha, do Centro de Ciências da Saúde (CCS), coordenadora do projeto “Saúde do Trabalhador em Tempos de COVID-19: como se proteger e evitar a disseminação” e demais integrantes.  

Conforme ressaltou Jeferson Inácio, coordenador da Escola do Legislativo, o objetivo é fornecer aos funcionários da Casa informações com embasamento científico e reiterar as orientações em relação ao novo coronavírus. A palestra foi incluída por indicação da vereadora Lu Oliveira (PL) na programação do curso de formação remoto para vereadores e servidores. Ofertado pela Escola do Legislativo da CML, o curso termina nesta quarta-feira (27).

Ação da Universidade de combate ao coronavírus desde o início da pandemia em 2020.

Durante o evento, as palestrantes explicaram que, mesmo com o início da vacinação contra o novo coronavírus para grupos prioritários, é preciso manter os cuidados básicos para evitar a contaminação. “Durante este período a gente precisa continuar com todas essas recomendações, principalmente a lavagem das mãos, uso das máscaras e distanciamento social. Existem muitas notícias falsas [sobre o assunto] e todo nosso treinamento é baseado nas diretrizes do Ministério da Saúde e da Organização Mundial de Saúde”, destacou Celita Salmaso Trelha, coordenadora do projeto.

O treinamento também abordou a saúde mental do trabalhador, com destaque para o acompanhamento psicológico realizado pelo Disque Coronavírus (0800-400-1234) e para o atendimento em casos de violência doméstica. Os servidores também aproveitaram para tirar dúvidas sobre os temas.

UEL pela Vida – O projeto “Saúde do Trabalhador em Tempos de COVID-19”, ação desenvolvida a partir do projeto UEL pela Vida: contra o coronavírus, foi elaborado pelas professoras Celita Salmaso Trelha e Michelle Moreira Abujamra Fillis, do Departamento de Fisioterapia do (CCS). Confira – AQUI – mais detalhes sobre a formação da Câmara Municipal de Londrina.

Covid-19 – Londrina acumula 28.423 casos confirmados do novo coronavírus desde o início da pandemia, com 545 mortes, conforme dados da Secretaria Municipal de Saúde. Atualmente há 477 casos ativos. Destes, 47 pessoas estão internadas em UTIs e 68 em enfermarias dos hospitais. A maioria dos casos confirmados (12.302) é de pessoas entre 20 e 39 anos.

(Com informações e FOTO da Câmara Municipal de Londrina/ASCOM).

Leia também