UTI do Hospital de Retaguarda do HU encerra atividade

Local foi inaugurado em agosto de 2020, pior momento da pandemia, e passou a ser chamado de Hospital de Retaguarda (HR), para leitos de enfermaria e UTI.

Assessoria de Comunicação do HU

Agência UEL

Com a pandemia de Covid-19, o Hospital Universitário (HU-UEL) foi designado
como hospital de referência para a doença desde janeiro de 2020. No mesmo ano, a estrutura do novo Hospital da Mulher e Criança do HU foi equipada para atender
à demanda. O local foi inaugurado em agosto de 2020 e passou a ser chamado
Hospital de Retaguarda (HR), para leitos de enfermaria. Diante do aumento
exponencial do número de casos graves de Covid-19 em Londrina, em março de
2021 o HR passou a contar também com 30 leitos de terapia intensiva, divididos
em três alas de UTI’s: UHR 1, 2 e 3.

Com o avanço da vacinação e tratamentos contra a Covid-19, o número de casos
graves da doença diminuiu consideravelmente, o que permitiu a desativação dos
leitos destinados a estes pacientes. No começo deste ano, a UHR contava com 12
leitos de UTI. No dia 11 de fevereiro, a última paciente recebeu alta, o que
marcou a desativação desses leitos e o encerramento das atividades dessa
unidade altamente especializada.

Durante todo esse período, as UTI’s do Hospital de Retaguarda do HU
atenderam 883 pacientes graves e foram imprescindíveis para o enfrentamento à Covid-19 ao garantir assistência à saúde de excelência para a população da 17ª
Regional de Saúde e Macrorregião Norte. A qualidade do atendimento prestado foi
resultado do trabalho de todas as áreas do hospital. Além da Enfermagem,
Fisioterapia e Medicina, os profissionais de Serviços Gerais, Escriturários,
Administração, Laboratório de Análises Clínicas, Hemodiálise, Psicologia, Serviço
Social, Farmácia e Radiologia estiveram presentes nas unidades diariamente
prestando os seus serviços.

“Nossa gratidão aos servidores estatutários, credenciados, contratados
temporariamente ou cedidos pela Prefeitura, que, em um período de incerteza,
acabaram por construir uma verdadeira comunidade, que aprendeu, sofreu e se
doou inteiramente para o cuidado aos pacientes com a Covid-19. A falta de treinamento ou de conhecimento sobre uma doença recente, somado à inexperiência em abordar pacientes tão críticos, não foram barreiras para a dedicação e heroísmo desses profissionais no propósito de cuidar do próximo. Muitos pacientes ainda mantêm vínculo com profissionais da equipe e alguns retornaram para abraçá-los”, afirma Alcindo Cerci Neto, diretor Clínico do Hospital.

O diretor afirma que todos esses eventos foram possíveis graças ao empenho e comando da gestão do Hospital Universitário e sua diretoria, além do apoio de toda a estrutura do Governo Estadual e Municipal, da UEL, da sociedade civil organizada e, sobretudo, da comunidade interna e, em especial, da disciplina de infectologia e pneumologia, que em esforço conjunto com as demais especialidades e setores do hospital conduziram com distinção esse ciclo que se encerrou. “Nossos parabéns e agradecimentos a todos os envolvidos”, diz Neto.

A direção lembra que a Pandemia da Covid-19 foi um grande desafio. Com ela, o
Hospital teve a oportunidade de ampliar o seu número de leitos de UTI Adulto,
passando de 20 para 58 leitos, os quais permanecem disponíveis para a Rede de Atenção à Saúde do Estado do Paraná, como um legado para o HU e para a população paranaense.

A UTI do Hospital de Retaguarda encerrou um ciclo, porém mantém a infraestrutura de leitos de enfermaria disponíveis. O complexo Hospitalar do HU-UEL conserva ativos 58 leitos de terapia intensiva adulto, com vistas a garantir o acesso à saúde de
qualidade para a população de sua área de abrangência assistencial. A direção do
HU-UEL reitera o seu agradecimento a toda comunidade interna e externa pelo
empenho e dedicação em prol da saúde e da vida.