7º Simpósio Brasileiro de Arquitetura debate subtemas relacionados à construção de ambientes

Simpósio traz discussões de ambiente construído e subtemas relacionados à construção de ambientes.

O 7º Simpósio Brasileiro de Qualidade do Projeto no Ambiente Construído (SBQP) recebe inscrições e artigos até 29 de setembro. Realizado pelo Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, do Centro de Tecnologia e Urbanismo (CTU), em parceria com a Universidade Estadual de Maringá (UEM) e a Associação Nacional de Tecnologia no Ambiente Construído (ANTAC), o evento de Arquitetura será realizado entre os dias 17 e 19 de novembro, de forma online. A 6ª edição do evento ocorreu em São Carlos/SP, na Universidade de São Paulo (USP), em 2019.

Um Simpósio de Arquitetura completo no que se refere às discussões de ambiente construído, o 7º SBQP discute todos os subtemas relacionados à construção de ambientes. Segundo o coordenador do evento e professor do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da UEL, César Imai, o foco desta edição será a inovação. “Discutiremos tópicos como gestão de projetos, avaliação, projetos de interesse público e social, sustentabilidade, entre outros temas”, explica.

O Simpósio, ainda segundo Imai, vem para estabelecer uma ponte entre o setor produtivo da Arquitetura e Urbanismo e a pesquisa. “Sempre intencionamos trazer profissionais do mercado para esses eventos, o que impacta nas discussões sobre inovação”, explicou.

Um dos objetivos é explorar tópicos, o da inovação em empreendimentos, para o que se faz necessário dialogar com quem está no mercado. “O que nós, enquanto arquitetos pelos escritórios na cidade, fazemos? Como valorizamos o projeto arquitetônico? Como ficaremos no pós-pandemia nesse sentido, as construções do futuro serão de que jeito? Esses temas são todos pertinentes para este momento”, avalia o pesquisador.

Ensino e pesquisa

Outro ponto importante em debate no Simpósio de Arquitetura é o do ensino e crítica de projetos dentro da academia. O objetivo é avaliar como os conhecimentos necessários para o exercício profissional do arquiteto estão sendo repassados, de forma crítica, aos futuros arquitetos. “Também discutiremos como as novas normas e necessidades de preservação ambiental impactam na profissão, desde a emissão de selos até o cumprimento de normas na construção de ambientes”, completa Imai.

A chamada para trabalhos científicos é voltada a graduandos e pós-graduandos da área e áreas correlatas. O cronograma de palestras e conferências do evento de Arquitetura está sendo fechado e será divulgado posteriormente. Mais informações podem ser obtidas por meio do site do Simpósio.