Professor do CTU recebe prêmio de melhor artigo sobre pesquisas com bambu

Professor do CTU recebe prêmio de melhor artigo sobre pesquisas com bambu

Gilberto Carbonari, do Departamento de Estruturas, teve pesquisa reconhecida no ENUS - Encontro de Sustentabilidade em Projetos.

Beatriz Botelho

Agência UEL


O professor Gilberto Carbonari, do Departamento de Estruturas, do Centro de Tecnologia e Urbanismo (CTU), recebeu recentemente prêmio de melhor artigo no ENSUS 2021 – IX Encontro de Sustentabilidade em Projeto. Organizado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), o evento foi realizado de forma online e contou com participantes de diversas regiões do país.

O artigo “Estudo de caso: avaliação de cargas e dimensionamento de vigas e pilares de bambu para construções de dois andares com predominância em bambu” recebeu avaliação do público do evento e de revisores. A lista completa dos artigos premiados está no site do ENSUS.

Gilberto realiza pesquisas com bambu desde 2008 e há cinco anos participa do evento, sendo esta a primeira vez que recebeu a premiação. Segundo ele, o ENSUS é o melhor congresso brasileiro em sustentabilidade nas áreas de Engenharia e Arquitetura. “Esse prêmio é uma coroação de tanto trabalho e reconhecimento do grupo de pesquisa da UEL”, celebra.

Pesquisador e professor Gilberto Carbonari – CTU. (FOTO: Arquivo pessoal).

Pesquisa com bambu

As pesquisas realizadas por Gilberto Carbonari indicam que o bambu tem grande potencial para substituir a armadura de aço em elementos estruturais das edificações. A utilização só é possível graças ao tratamento inovador identificado em pesquisas à base de Tanino, um produto natural, encontrado em sementes e cascas de árvores, que fornece mais durabilidade à planta.

O resultado das pesquisas foi publicado no livro “Bambu: Caminhos para o Desenvolvimento Sustentável no Brasil”, publicado pela UFSC, em 2019. Dois capítulos são de autoria do professor Gilberto: “Propriedades anatômicas, físicas, químicas e mecânicas do bambu e ensaios para sua determinação” e “Tratamento e preservação dos colmos”.

Referência nos estudos com bambu, o professor da UEL foi convidado recentemente a participar da comissão de estudos da ABNT, para elaboração de normas técnicas para utilização de varas de bambu para uso estrutural.

(FOTO: Arquivo/COMUEL).

Leia também