Evento debate energia solar fotovoltaica e eficiência energética, no CTU

A Oficina de Trabalho em Energia Solar Fotovoltaica conta com apoio da Prefeitura do Campus. Evento vai até dia 30 de novembro.

Teve início na manhã desta quinta-feira (24), no Centro de Tecnologia e Urbanismo (CTU), a Oficina de Trabalho em Energia Solar Fotovoltaica, evento institucional que conta com o apoio da Prefeitura do Campus Universitário (PCU) e terá seis dias de palestras, minicursos e mesas-redondas voltadas às discussões sobre eficiência energética. Confira a programação completa e o link para inscrição.

Com o objetivo de oportunizar novas discussões, o Oficina de Trabalho em Energia Solar Fotovoltaica da UEL contará com a presença do professor da Faculdade de Ciências Exatas e Naturais, da Universidade Nacional de Catamarca, da Argentina, Francisco Angel Filipin. Além de participar de todas as atividades, o professor convidado ministrará o minicurso “Princípios e Aplicações da Conversão da Luz Solar em Energia Elétrica”, às 9h, nesta sexta-feira, na Sala Multimeios do Centro de Ciências Exatas (CCE).

A abertura do evento contou com a diretora do CTU, Eloisa Ramos Ribeiro Rodrigues; o chefe do Departamento de Energia Elétrica, Carlos Henrique Gonçalves Treviso; a docente do Departamento de Química e organizadora do evento, Carmen Luisa Barbosa Guedes; e o professor do Departamento de Arquitetura e Urbanismo e assessor da Pro-Reitoria de Planejamento (Proplan), Gilson Bergoc, que era prefeito do Campus Universitário quando da finalização dos projetos.

Representando a reitora, Marta Favaro, na abertura do evento, o prefeito do Campus Universitário, Luiz Claudio Buzeti, destacou a importância das ações que vêm sendo implementadas pela UEL desde 2017 na busca por maior aproveitamento energético. Dentre estas ações, estão a implementação da Usina Fotovoltaica no estacionamento da Clínica Odontológica da UEL (COU), a conclusão do projeto da usina de biogás e ações de sustentabilidade que incluem a substituição de lâmpadas e a troca de equipamentos.

Confira a programação completa: