Evento traz convidados estrangeiros e discute sustentabilidade e resiliência urbana

Evento traz convidados estrangeiros e discute sustentabilidade e resiliência urbana

Encontro virtual vai reunir pesquisadores de Moçambique, Índia e Argentina para tratar de problemas estruturais das cidades.

Está marcado para às 9h do próximo sábado (7) o encontro virtual “Resiliência urbana de comunidades e ecossistemas no Sul Global”, promovido pelo projeto integrado de Extensão e Pesquisa Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV), do Centro de Tecnologia e Urbanismo (CTU), e com o apoio da ONU Habitat.

O evento vai discutir a intensificação dos eventos climáticos, a escassez de recursos hídricos, o risco da insegurança alimentar e outros problemas causados pelas mudanças climáticas. Os convidados vão compartilhar experiências, inclusive internacionais, acerca de diferentes formas para prevenir desastres e desenvolver a sustentabilidade e a resiliência urbana.

Divulgação.

O conceito de resiliência urbana engloba a capacidade de as cidades manterem estruturas e sistemas que as formam de maneira sólida e, ao mesmo, estarem atentas às questões referentes à sustentabilidade. Nesse sentido, uma cidade resiliente é aquela capaz de se recuperar de impactos de maneira rápida e eficiente, reestruturando suas funções básicas sem prejudicar a vida dos habitantes e o meio ambiente.

Entre os convidados para o evento, estão o arquiteto moçambicano Nuno Remane, diretor-executivo do Disaster Risk Management, Sustainability and Urban Resilience (DiMSUR), um dos principais centros de redução de riscos de desastres da África Subsaariana; a fundadora e CEO do instituto indiano HumanQind, Ruchi Varma; e a analista de Projetos do Ministério de Coordenação de Córdoba, na Argentina, Valentina Naveda. Também vai participar do encontro o arquiteto e professor do Departamento de Arquitetura e Urbanismo Gilson Bergoc. A mediação será feita pela professora Olívia Zara, do mesmo departamento.

Mais informações sobre o evento e sobre o EIV podem ser encontradas no perfil @projeto_eiv_uel.

*Estagiário de Jornalismo na COM/UEL.

Leia também