Evento marca lançamento da Campanha pela Implantação da Lei ATHIS

Campanha coleta assinaturas para lei de Iniciativa popular. Projeto viabiliza acesso a moradia digna por meio de assistência técnica gratuita a famílias pobres.

A Universidade Estadual de Londrina recebeu autoridades convidadas, representantes de entidades de classe, diretores de centros de estudos, docentes e estudantes para o lançamento da Campanha pela Implantação da Lei da ATHIS – Assistência Técnica para Habitação de Interesse Social em Londrina. A solenidade lotou o auditório do Centro de Estudos Sociais Aplicados (Cesa), na manhã desta quinta-feira (4), e reuniu os presentes em torno da concretização do principal objetivo da campanha: ampliar o acesso à moradia digna por meio da assistência técnica gratuita a famílias pobres, conforme estabelece a Lei Federal 11.888, de 2008. Para isso, a campanha busca coletar cerca de 25 mil assinaturas de eleitores de Londrina visando a propositura de uma Lei de Iniciativa Popular que regulamente a matéria na cidade. As ações estão sendo divulgadas no perfil oficial da campanha no Instagram.

Coordenador da campanha, o assessor da Pró-Reitoria de Planejamento (Proplan) e docente do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da UEL Gilson Jacob Bergoc saudou a todos, adotando tom de confiança no sucesso do trabalho. “Hoje não é o fim, é o começo. Então, queremos agradecer e dar as boas-vindas, sintam-se acolhidos, e que hoje seja o grande lançamento de uma campanha para coletarmos 25 mil assinaturas e entrarmos na Câmara de Vereadores com o projeto que acredito que será o primeiro de iniciativa popular para implementar a ATHIS no Brasil”, disse.

Gilson Bergoc coordena o Projeto Integrado EIV UEL e está à frente da campanha (Fotos: Agência UEL).

O apoio dos poderes Legislativo e Executivo municipais de Londrina neste tema, completou o professor, será ponto fundamental no avanço da matéria e na ampliação do acesso à moradia digna para a população. Para que a Lei Federal seja efetivamente implementada, as duas esferas do poder público deverão prever recursos na Lei Orçamentária Anual (LOA) para a contratação de profissionais habilitados a prestarem o serviço. Este comprometimento foi assumido pela vereadora Lenir de Assis (PT), presente no evento.

Em seu pronunciamento, o vice-reitor, Airton José Petris, destacou que o momento é muito especial para a Universidade Estadual de Londrina, uma vez que a Lei da ATHIS poderá representar mais uma ferramenta de transformação social. “Aprofunda ainda mais o papel da Universidade Estadual de Londrina, principalmente porque conta com a atuação dos nossos estudantes”, diz.

Ainda na abertura da solenidade, um momento de bastante emoção em homenagem póstuma à ex-professora do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da UEL, Elisa Roberta Zanon, que deixou a filha de 13 anos e o companheiro há oito meses. Grande apoiadora da política de ampliação ao acesso à moradia popular, Zanon foi homenageada com a leitura de cartas escritas por seus alunos. O viúvo de Elisa, o fotógrafo londrinense Rei Santos, recebeu a homenagem.

A programação do evento contou com a palestra “A Moradia no Brasil e a ATHIS como Política Pública”, com as professoras Liza Maria Souza de Andrade e Cristiane Guinancio, da Universidade de Brasília (UNB). A palestra contou com a participação do advogado Benedito Roberto Barbosa.

Apoio

Foram realizadores do evento o Departamento de Arquitetura e Urbanismo e o Centro de Tecnologia e Urbanismo (CTU) da UEL. Apoiam a Campanha o Projeto Integrado Apoio Para Estudos de Impacto de Vizinhança (EIV) e Outros Estudos Urbanísticos, Arquitetônicos e Regionais para Londrina e Região Metropolitana, em conjunto com o Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB); BR Cidades; Associação dos Geógrafos Brasileiros (AGB); Centro de Direitos Humanos (CDH/Londrina); Central Única das Favelas (Cufa), por meio do Conexões Londrina; Papo Reto Londrama; Centro Acadêmico de Arquitetura e Urbanismo da UEL (Cacau); APP-Sindicato; Associação dos Servidores da UEL (Assuel); Sindiprol/Aduel; Sindicato dos Jornalistas do Norte do Paraná (Sindijor Norte PR); Coletivo dos Sindicatos de Londrina, entre outras entidades.

Auditório do Cesa ficou lotado na manhã desta quinta-feira.