Empresa Júnior da UEL reúne profissionais da Engenharia e Arquitetura 

Empresa Júnior da UEL reúne profissionais da Engenharia e Arquitetura 

Evento contou com a presença de estudantes do CTU, docentes, membros da TCP e 12 profissionais convidados. Dentre os palestrantes, egressos dos cursos de graduação e programas de pós-graduação da UEL.

Discutir temas relacionados ao exercício profissional e os novos desafios nas áreas de Engenharia Civil e Arquitetura e Urbanismo. Este foi o objetivo do Englobe 2024, evento realizado na última semana pela TCP Engenharia e Arquitetura, empresa júnior fundada em 2005 por estudantes de Engenharia Civil da Universidade Estadual de Londrina. 

Realizado na sede do Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado do Paraná (Sinduscon Norte) em Londrina, o evento contou com a presença de estudantes do Centro de Tecnologia e Urbanismo (CTU) da UEL, docentes, membros da TCP e 12 profissionais convidados. Dentre os palestrantes, egressos dos cursos de graduação e programas de pós-graduação da Universidade Estadual de Londrina. 

Participaram como palestrantes os profissionais da área de Engenharia Civil Wanessa Fazinga, Gabriel Heckler (Elos Engenharia Diagnóstica), Alan Cardoso (ZPC Engenharia), Paulo Adeildo Lopes e Murillo Braghin. Da área de Arquitetura e Urbanismo, o Englobe 2024 recebeu Mariana Coppo, Camila Forbeck, Gelson Amaral e Alessandro Cavacanti, além do arquiteto de software Gabriel Barbosa, a bióloga Louizi Braghin, e o publicitário e designer gráfico Francisco Maziero (Imageria Comunicação). 

A diretora do Centro de Tecnologia e Urbanismo da UEL, Eloisa Ramos Ribeiro Rodrigues, esteve presente representando a Universidade Estadual de Londrina.

De acordo com a comissão organizadora, os profissionais abordaram temas fundamentais ao exercício profissional e que envolvem, por exemplo, a relação de trabalho entre engenheiros e arquitetos em projetos desafiadores. No período da tarde, os estudantes tiveram contato com temas específicos, como a Arquitetura Cenográfica, e emergentes, como o uso de Inteligência Artificial na Engenharia Civil e o uso de Sistemas Construtivos e Materiais Inovadores. Além de responderem às perguntas dos estudantes, os convidados foram provocados a refletirem sobre o futuro da construção civil.

Englobe 2024

Foram patrocinadoras do Englobe 2024 as empresas JK Academy, Grupo LondriTrack Rastreamento Veicular, The Best Açaí e Mútua PR – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea. O evento também contou com o apoio do Centro de Tecnologia e Urbanismo (CTU) da UEL das governanças das Instituições de Ensino Superior de Londrina e de Inovação na Construção Civil de Londrina e Região; Sindicato dos Engenheiros no Estado do Paraná (Senge-PR), Estação 43 Inovação e Futuro, faculdade Anhanguera, Universidade Positivo e Unifil. 

Atuaram na organização do evento os seguintes estudantes da Universidade Estadual de Londrina: Emanuella Del Anhol Nogueira, Ana Clara Correia de Souza, Gisele Medeiros Sousa Silva, Miguel Raimundo Gil, Ana Luiza Iwankiw Cortezão, João Pedro Gonçalves de Oliveira, Pedro Henrique Soares da Silva, Maria Fernanda Valério, Raquel Graczyk Aguiar, Maria Eduarda Bonifácio, Thaís Cardoso Arrabal, Pedro Augusto Fernandes de Almeida, Carolina Veronesi Fraga, Heloísa de Oliveira Quinto, Isadora de Paula Oliveira, Maria Clara Massing Rigodanzo, Gustavo Cernach de Souza, Haissa Matsubara Alves, Sofia Brasil Cenci e Mateus Henrique Pelais Gonçalves.

Empresa júnior fundada em 2005, a TCP é confederada do Movimento Empresa Júnior (MEJ). (Foto: BuzzKill).

TCP

Sigla para “Tecnologia, Consultoria e Projetos”, a TCP visa a capacitação dos seus membros no âmbito empresarial e acadêmico para a prestação dos serviços nas áreas contempladas pelos cursos de Engenharia Civil e Arquitetura e Urbanismo. Organizada em cinco diretorias – negócios; gente e gestão; comunicação; financeiro e jurídico; e projetos – a empresa júnior integra a Confederação Brasileira de Empresas Juniores (Brasil Júnior).

Leia também