Engenharia Elétrica promove formação básica para alunos do Ensino Médio

Formação básica em sistemas de energia fotovoltaica faz parte de projeto da Associação de Desenvolvimento Comunitário de Londrina (Adecol).

Na última quarta-feira (21), o Centro de Tecnologia e Urbanismo (CTU) da UEL recebeu 13 estudantes do Ensino Médio, do Curso Técnico em Meio Ambiente, para uma oficina sobre instalação de energia fotovoltaica em casas feitas para famílias de baixa renda. A atividade faz parte de uma capacitação em tecnologias sustentáveis, promovida pelo Projeto ECO Moradia, que é desenvolvido pela Associação de Desenvolvimento Comunitário de Londrina (Adecol), apoiado pelo Instituto MRV e realizado no Colégio Estadual Albino Feijó Sanches.

O objetivo do projeto é instruir os estudantes sobre cinco tecnologias sustentáveis, são elas: manuseio e utilização do bambu como estrutura para hortas; compostagem com resíduos orgânicos; captação da água da chuva; horta agroflorestal e energia solar social. A proposta é que essas tecnologias sejam implantadas em moradias para famílias de baixa renda.

Estudantes participaram de capacitação com professora de Engenharia Elétrica e interagiram com objetos durante visita ao CTU (Fotos: Agência UEL).

Com essa capacitação, o Departamento de Engenharia Elétrica da UEL apoia o projeto na etapa da energia solar com um curso de extensão, ensinando desde conceitos básicos de eletricidade até chegar nos módulos fotovoltaicos. Essa fase também teve apoio do Clube de Engenharia e Arquitetura de Londrina (Ceal).

Segundo a professora do Departamento de Engenharia Elétrica Juliani Piai, o projeto vai beneficiar os estudantes de Graduação envolvidos na capacitação, já que poderão tanto aprender quanto ensinar, compartilhando conhecimentos com os alunos. Além disso, ela apontou que é uma oportunidade para os estudantes do Ensino Médio conhecerem a universidade e já irem se preparando para o Vestibular da UEL. “Quem sabe a gente desperta o interesse nesses alunos para a área da elétrica e recebe novamente esses alunos aqui como alunos de graduação no futuro”.

Professora Juliana Piai, da Engenharia Elétrica. Intenção é despertar interesse dos alunos para a área e, quem sabe, “recebê-los como estudantes de graduação no futuro.

O permacultor Gabriel Augusto de Campos Esteves foi chamado pela Adecol para desenvolver o projeto. De acordo com ele, a ação foi pensada levando em conta o ritmo da escola, para que a instituição consiga desenvolver as tecnologias sustentáveis. Esteves contou que as atividades desenvolvidas são inseridas no colégio, ajudando na compostagem, no descarte orgânico, na produção de alimentos, no desenvolvimento de uma horta sintrópica, entre outras questões.

A estudante do 3º ano do Ensino Médio Helen Camile Santos estava presente na oficina e contou que o projeto é importante tanto para ela, especialmente se for seguir por essa área, quanto para as famílias que serão beneficiadas. “Ele está me trazendo muita clareza em relação principalmente à ecologia e ao meio ambiente”, afirmou.

Engenharia-eletrica-projeto-3
Engenharia-eletrica-projeto-4
next arrow

O vice-presidente do Ceal, Marcos Dantas de Oliveira, acompanhou a oficina e contou que o apoio do Clube é feito nas áreas de logística, distribuição de equipamentos e formação. Além disso, apontou que a ideia é que os alunos “consigam, no final dessas aulas, construir um sistema fotovoltaico básico para usar nas construções sustentáveis que eles estão montando”.

*Estagiária de Jornalismo na COM/UEL.