Projeto da UEL em parceria com o TCE-PR conquista primeiro lugar em premiação sobre extensão

Projeto da UEL em parceria com o TCE-PR conquista primeiro lugar em premiação sobre extensão

O Prêmio contempla os melhores projetos de extensão universitária, considerando sua importância no âmbito acadêmico

Um projeto desenvolvido por professores do Centro de Tecnologia e Urbanismo (CTU) da Universidade Estadual de Londrina (UEL) em parceria com o Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) conquistou o primeiro lugar no “Prêmio Crea-PR de Extensão Universitária 2025”, na modalidade Obras Públicas.

Coordenado pelos professores do Departamento de Construção Civil Francisco Cláudio Morato Leite, Wanessa Fazinga e Raquel Souza Teixeira e por auditores da Coordenadoria de Obras Públicas do TCE-PR, o projeto “Preparando Engenheiros Cidadãos” teve como principais objetivos auxiliar na ampliação e otimização da fiscalização e da divulgação das informações das obras públicas paralisadas nos municípios do Norte do Paraná, cadastradas no sistema do TCE-PR.

O projeto foi inicialmente concebido pelo TCE-PR, através de sua Coordenadoria de Obras Públicas e, em seguida, oportunizado e estruturado junto à Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Estado do Paraná (SETI) para incentivar a participação das Instituições de Ensino Superior (IES) do Estado. No desenvolvimento dos trabalhos, os alunos da UEL foram treinados pelos auditores e funcionários do TCE-PR.

O Prêmio promovido pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR) contempla os melhores projetos de extensão universitária, considerando sua importância no âmbito acadêmico, seja pelas práticas voltadas ao conhecimento técnico-científico, seja pelas interações junto à sociedade.

O objetivo do Prêmio é prestigiar projetos que promovam boas soluções à sociedade, incentivando a formação profissional ligada a transformações sociais, ambientais e econômicas. O Prêmio avalia projetos apresentados em cursos afetos aos Sistema Confea/Crea de cursos ofertados por IES do Paraná, mais precisamente nas áreas de engenharia, agronomia e geociências.

Enriquecer a formação

O projeto foi concluído em setembro do ano passado e envolveu doze alunos bolsistas do curso de graduação em Engenharia Civil da UEL, que tiveram a oportunidade de conhecerem mais sobre obras públicas e ética profissional, além de propiciar atividades práticas de extensão e pesquisa em obras paralisadas na formação acadêmica dos futuros engenheiros.

Entre outras atividades, os estudantes realizaram vistorias online em 217 obras públicas paralisadas abrangendo 54 municípios do Norte do Paraná, além de vistoria in loco em obras paralisadas em Londrina. Outra importância do projeto foi possibilitar o contato direto dos alunos com engenheiros civis do TCE-PR, fiscais e executores de obras públicas, o que contribuiu para o enriquecimento de sua formação.

Para o professor Francisco Leite, o Prêmio é muito importante pois indica a qualidade do ensino produzido na UEL: “Esse Prêmio traz um reconhecimento da própria comunidade técnica sobre importância das atividades de extensão na formação cidadã dos nossos alunos e na busca de parcerias e soluções para os problemas da sociedade”, afirma.

A cerimônia de premiação dos contemplados está prevista para 4 de setembro durante o “32º Fórum de Docentes e Discentes”, evento anual promovido pelo Crea-PR.

Publicado em

É autorizada a livre circulação dos conteúdos desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, desde que citada a fonte.