Professor da UEL é indicado para Comissão que trata do planejamento industrial de Londrina
Professor da UEL é indicado para Comissão que trata do planejamento industrial de Londrina
Entre outras atribuições, a Comissão emite pareceres sobre concessão de incentivos a indústrias e doação de terrenosA Universidade Estadual de Londrina (UEL) já tem um representante para integrar a “Comissão Especial de Planejamento, Implantação e Acompanhamento Industrial”, órgão consultivo que delibera sobre atividades relacionadas ao Instituto de Desenvolvimento de Londrina (Codel – Companhia de Desenvolvimento de Londrina). Após ser indicado pela reitora Marta Favaro, o professor do Departamento de Arquitetura e Urbanismo, André Luís Sampaio Silvestri, assumirá a função na Comissão, responsável por, entre outras atribuições, emitir pareceres sobre concessão de incentivos a indústrias, como doação de terrenos.
Não é a primeira vez que o professor André Silvestri integra a Comissão, tendo sido indicado por diversas vezes a fazer parte do órgão, que, segundo a Lei 5.669/93, além de um representante da UEL, tem como membros representantes do Poder Executivo Municipal, do Legislativo, de sindicatos e associações da cidade, além de um representante do Conselho Municipal do Trabalho, Emprego e Renda.
A carreira acadêmica de André Silvestri se notabilizou na área dos estudos sobre aeroportos. Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela UEL em 1985, fez seu Mestrado pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo e de Design da Universidade de São Paulo (FAU-USP) em 2001 e Doutorado pelo Instituto de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (IAU-USP) em 2016, focando no tema terminais de passageiros.
Na UEL, é coordenador desde 2017 do “PAS (Programa de Assistência à Sociedade) Aeroportos”, um projeto de extensão do Centro de Tecnologia e Urbanismo (CTU), que tem o objetivo de, a partir da aplicação de fundamentos da Arquitetura, Engenharia e conhecimentos específicos da aviação, atuar e assessorar empresas privadas e o setor público no campo do planejamento aeroportuário.

O PAS-Aeroportos já colaborou para desenvolver vários projetos aeroportuários em todo o país, entre os quais destacam-se os dos aeroportos de Francisco Beltrão, Renascença e de Campo Grande, com a participação de dezenas de estudantes de graduação. “O PAS visa atender empresas pequenas e médias que às vezes não tem um conhecimento, então nós damos um suporte de um bom planejamento para que elas tenham sucesso na cidade e, consequentemente, possam gerar mais empregos também”, complementa o professor.
Além da experiência acadêmica, André Silvestri levará para a “Comissão Especial de Planejamento, Implantação e Acompanhamento Industrial” um vasto currículo na área empresarial, como arquiteto e urbanista, na qual, através de empresa própria, desenvolveu vários projetos industriais para grandes empresas e projetos para aeroportos, inclusive o da reforma do Aeroporto Governador José Richa, em Londrina, em 2002. “Ao longo dos anos, conseguimos trazer toda essa experiência realizada na área privada, não só para o PAS, mas também para nossa atuação na Comissão”, comenta André Silvestri.
Ainda sobre as perspectivas de sua atuação na Comissão, o professor está otimista e salienta o importante papel de unir academia e sociedade: “Acho que é uma forma da gente mostrar a universidade. Mostrar que temos condições e competência para dar suporte ao Município. A sociedade precisa saber que nós temos outras áreas de excelência na UEL, além do HU, do Hospital Veterinário, da Clínica Odontológica, e a Arquitetura não fica atrás”, afirma o professor.
