Primavera dos Museus tem programação com palestra, exposição e visita virtual

Será de 21 a 25 de setembro, com o tema “Mundo Digital: Museus em transformação” - via Google Meet.

O Museu Histórico de Londrina participa de 21 a 25 de setembro, próxima semana, da 14ª Primavera dos Museus, com o tema “Mundo Digital: Museus em transformação”. As inscrições são gratuitas e as vagas limitadas porque o evento será realizado a partir da ferramenta Google Meet. As inscrições podem ser feitas até o dia 21. Para isso, CLIQUE AQUI.

A diretora do Museu, Edméia Ribeiro, explica que o tema da programação da Primavera dos Museus é definido pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), órgão vinculado ao Ministério do Turismo, que define algumas atividades em nível nacional. “E cada instituição organiza o seu evento”, comenta a diretora. Para ela, o tema da edição 2020 é muito adequado e oportuno para o momento atual da pandemia. Confira o áudio.

Edméia Ribeiro lembra que o acervo do Museu Histórico de Londrina tem mais de 1,2 milhão de itens e cerca de 30 mil itens estão disponíveis para consulta on line. “Estamos cada vez mais disponibilizando nosso acervo para consulta pública”, afirma. “Não vamos acabar com o museu presencial, mas o museu sendo apresentado no formato digital faz parte de muitas instituições”. A diretora do Museu Histórico afirma que a programação deste ano foi organizada em parceria com o Museu de Arte de Londrina e a Unifil.

A 14ª Primavera dos Museus programou palestras, exposições e visitas virtuais ao Museu Histórico de Londrina. No primeiro dia do evento (21), às 15 horas, Pedro Telles da Silveira, doutor em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) fala sobre “Arquivos informais, fedes sociais e a mediação da memória: uma proposta de reflexão.” Confira a programação completa no cartaz abaixo:

(Divulgação)