Museu Histórico recebe menção honrosa da ALEP

É um reconhecimento ao órgão suplementar da UEL pelas cinco décadas de atividades acadêmicas, sociais, científicas, tecnológicas, culturais, de prestação de serviços.

O Museu Histórico de Londrina Padre Carlos Weiss foi homenageado pelo seu 50º aniversário (completados em 18 de setembro) pela Assembleia Legislativa do Paraná. O Museu, que é um órgão suplementar da UEL, recebeu uma Menção Honrosa e Votos de Congratulações pelas cinco décadas de atividades acadêmicas, sociais, científicas, tecnológicas, culturais, de prestação de serviços.

O autor da proposição foi o deputado estadual Tercílio Turini, que entregou, nesta quarta-feira (18), na ALEP, o diploma de Menção Honrosa ao reitor da Universidade, professor Sérgio Carlos de Carvalho, e à diretora do museu, professora Edméia Aparecida Ribeiro.

Autor da proposição foi o deputado estadual Tercílio Turini (ao centro), que entregou, nesta quarta-feira (18), na ALEP, Menção Honrosa e Votos de Congratulações (Divulgação/Assessoria)

Para a diretora do órgão, este reconhecimento é mais um indicativo do significado do museu, que ultrapassou as fronteiras da cidade e se tornou referência em todo o estado do Paraná e até além. Ela lembra que vários outros museu da região desenvolvem suas atividades ligadas ao de Londrina. “Além disso, temos pesquisadores de outros estados que procuram o Museu. Recentemente foi um do Rio de Janeiro, e outro de Belo Horizonte”, ilustra.

Edméia Ribeiro observa que o museu tem quase a mesma idade da Universidade, e se tornou um espaço de extensão por excelência, além de ensino e pesquisa. Por isso, ela avalia, “a menção honrosa dignifica e mostra a potência do museu”. A professora assinalou ainda que os recursos de R$ 350 mil que virão do governo estadual para reformas na parte elétrica do prédio, conseguidos pelo deputado Turini, também indicam o valor do órgão.

Porões – O Museu Histórico iniciou suas atividades em 70, nos porões do Colégio Estadual Hugo Simas, no centro da cidade, por iniciativa de professores e estudantes do curso de História da UEL. Desde 1974 é órgão suplementar, e desde 1986 passou a ocupar o prédio da antiga Estação Ferroviária de Londrina.