UEL FM apresenta nesta quinta-feira (11) especial com “seo” Nelson

Especial, que foi ao ar em 2020, também será reprisado no sábado (13), às 11 horas. Uma atração do "Desde que o Samba é Samba".

publicado por

Agência UEL

A UEL FM reapresenta nesta quinta-feira (11), às 18 horas, e sábado, dia 13, às 11 horas, o especial seo Nelson no “Desde que o Samba é Samba”. Nas ondas do rádio (107,9 MHz), na internet e pelo aplicativo. O programa foi ao ar em maio de 2020, dia em que Nelson José da Silva comemorou 85 anos de idade. A rádio vai reprisar o especial porque está terminando a campanha de financiamento coletivo para finalização de “Vida em todo canto”, primeiro disco dele.

Seo Nelson costuma dizer que é “mineiro de nascença, paulista de sobrevivência e londrinense de coração”. Ele vive na cidade desde 1997. Integrou o Clube do Choro e o Quarteto do Samba. Sua participação nas rodas de samba de festas, bares, repúblicas universitárias e vilas culturais influenciou as novas gerações. Já dividiu o palco em eventos londrinenses com grandes nomes do samba como Nelson Sargento, Monarco, Marquinhos PQD e Barberinho do Jacarezinho.

Nelson José da Silva, que reside em Londrina desde 1997, completou 85 anos de idade.

Mais de 30 músicos gravaram os instrumentos para o disco dele. O álbum, com dez faixas, mescla músicas de sua autoria, inéditas, além de temas que evocam memórias e referências musicais prediletas. Produção musical de Israel Laurindo e Ronaldo Matos, com arranjos de Laurindo e produção executiva de Matos. Áudio de Julio Anizelli, do Plugue Estúdio, e Samuel Lopes, o Samuca, como técnico de captação.

O projeto gráfico do disco é de Petra Schauff, com capa do artista Odil Miranda Ribeiro, que fez um retrato de Nelson José da Silva em aquarela. Os formatos físicos do disco (CD e vinil) serão disponibilizados apenas durante a campanha de financiamento coletivo. Não só por questão ambiental, segundo os organizadores, mas também para evitar que seo Nelson se exponha a entregas – ele faz parte do grupo de risco da pandemia e vem seguindo a quarentena à risca.

A campanha de financiamento coletivo prevê compra antecipada do CD ou do vinil, além de dowload antecipado do álbum. Vai sair também um E-book gratuito com as canções de autoria dele, acompanhadas de melodia, cifra, arranjo e comentários do próprio seo Nelson.

Até agora, o projeto captou quase 90% dos R$ 12 mil pretendidos e segue até 17 de fevereiro. A campanha tem apoio do Plugue Estúdio, da Aflorá Produtos, da UEL FM e do luthier Nilson de Mari. Informações e recompensas no site Disco Seo Nelson “Vida em todo canto” | Crowdfunding + Financiamento Coletivo benfeito é na Benfeitoria.

Especial – O programa da UEL FM traz um pouco da biografia de Nelson José da Silva, nascido em 23 de maio de 1935, no vilarejo Viçoso, município de Ponte Nova, zona da mata mineira. Começou na música ainda criança, aos 11 anos já tocava cavaquinho. Passou por conjuntos que animavam bailes de formatura como o “Cometas do Ritmo”, na década de 1960. Também se apresentou com regularidade no bar do Hotel Maksoud Plaza, na capital paulista.

O músico tem cinco filhos, oito netos e cinco bisnetos. Por quase seis décadas foi casado com Beatriz, que morreu em outubro de 2018. Vive com a filha Petunia Bordoni, uma das maiores incentivadoras de sua música.

Petunia colaborou com o especial da UEL FM, que, além da música interpretada por seo Nelson, contou com depoimentos de Rakelly Calliari, Maria Thomé, Juliana Barbosa, Elsa Caldeira, Osório Perez, o Nego, Israel Laurindo, Ronaldo Matos, Thiago Marinho e Paulo Vitor Poloni. Programa teve edição de Ricardo Lima e colaboração de Patricia Zanin.

O link do especial está disponível em Desde Que o Samba é Samba, UEL FM – Rádio Universidade Estadual Londrina.

(Com texto e informações da UEL FM – FOTOS: site Benfeitoria).