Evento de História debate Benjamin de Oliveira, primeiro palhaço negro do Brasil

Professora e pesquisadora da UNICAMP, Ermínia Silva será a conferencista convidada.

Nesta quarta-feira (22), às 19h30, o Canal do Colegiado de História no YouTube transmite o evento “Devir Benjamin de Oliveira nas negritudes circenses”, com a professora e pesquisadora Ermínia Silva. Ermínia é co-cordenadora do site Circonteúdo – Portal da Diversidade Circense, do Grupo de Pesquisa Circus, da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e coordenadora do Grupo de Pesquisa PSIRCOS. O evento é aberto e é uma promoção do Colegiado do Curso de História, do Centro de Letras e Ciências Humanas (CCH).

(Divulgação)

Conhecido como o primeiro palhaço negro do Brasil, Benjamin de Oliveira (registrado como Benjamin Chaves) também foi um dos responsáveis pela criação do circo-teatro, gênero teatral de grande sucesso no País até os anos 1960. Ele atuou durante a Nova República e é reconhecido como uma das grandes personalidades do circo brasileiro.

(Ilustração: Internet).