UEL FM mostra primeiro disco do sambista londrinense seo Nelson

UEL FM mostra primeiro disco do sambista londrinense seo Nelson

Um dos sambistas mais populares de Londrina lança o disco "Vida em todo canto". Álbum será exibido na íntegra no programa Desde que o samba é samba

Patrícia Zanin

Rádio UEL


A Rádio UEL FM mostra nesta quarta, dia 1º, às 18 horas, no programa Desde que o samba é samba, faixa a faixa do disco “Vida em todo canto”, de Nelson José da Silva, o seo Nelson. Um dos sambistas mais queridos de Londrina, que recentemente comemorou 87 anos, ganhou seu primeiro disco graças a um esforço coletivo de músicos e artistas.

O faixa a faixa é também uma homenagem ao produtor musical e arranjador do disco, Israel Laurindo, que produziu o especial para a Rádio UEL e partiu em março, aos 38 anos. O programa foi localizado pela família no computador do músico, a pedido de Ronaldo Matos, que assinou a produção executiva do disco e também é professor do curso de Música. O especial teve produção de Laurindo, com pós-produção de Matos e finalização da UEL FM.

“Vida em todo canto” foi lançado em 2021, graças a um financiamento coletivo organizado por Israel e Ronaldo.  Eles reuniram mais de 30 músicos que não cobraram cachê. As gravações foram feitas no Plugue Estúdio por Julio Anizelli. Samuel Lopes, o Samuca, foi o técnico de captação.

O projeto gráfico do disco é de Petra Schauff, com capa do artista Odil Miranda Ribeiro, que fez um retrato de Nelson José da Silva em aquarela. Vai sair também um E-book gratuito com as canções de autoria dele, acompanhadas de melodia, cifra, arranjo e comentários do próprio seo Nelson. O E-book estava sendo produzido por Laurindo e o material também foi localizado no computador do músico.

Álbum do sambista seo Nelson foi produzido com colaboração de artistas locais
Capa do álbum do sambista londrinense seo Nelson, produzida pelo artista Odil Miranda Ribeiro (Divulgação)

Vida em todo canto

O álbum tem 10 temas, entre sambas, choros, valsas, serestas e boleros. Conta com duas composições de seo Nelson (Descendentes de Crisolina e Triste Lembrança), além de temas de Noel Rosa, Ataulfo Alves, Pedro de Almeida, Cícero Nunes e Herivelto Martins, Bié e Durvalino, além de uma parceria de seo Nelson como José Renato Souza Abduani.

Seo Nelson costuma dizer que é “mineiro de nascença, paulista de sobrevivência e londrinense de coração”. Ele vive na cidade desde 1997. Integrou o Clube do Choro e o Quarteto do Samba. Sua participação nas rodas de samba de festas, bares, repúblicas universitárias e vilas culturais influenciou as novas gerações. Já dividiu o palco em eventos londrinenses com grandes nomes do samba como Nelson Sargento, Monarco, Marquinhos PQD e Barberinho do Jacarezinho.

Nelson José da Silva nasceu em 23 de maio de 1935, no vilarejo Viçoso, município de Ponte Nova, zona da mata mineira. Começou na música ainda criança – aos 11 anos já tocava cavaquinho. Passou por conjuntos que animavam bailes de formatura como o “Cometas do Ritmo”, na década de 1960. Também se apresentou com regularidade no bar do Hotel Maksoud Plaza, na capital paulista. O músico tem cinco filhos, oito netos e cinco bisnetos. Por quase seis décadas foi casado com Beatriz, que morreu em outubro de 2018. Vive com a filha Petunia Bordoni, uma das maiores incentivadoras de sua música.

Serviço

“Vida em todo canto”

Faixa a faixa do disco de seo Nelson

Nesta quarta, dia 1º de junho, 18 horas, no Desde que o samba é samba

Produção de Israel Laurindo e Ronaldo Matos

Finalização: Patricia Zanin

Na UEL FM (107,9 MHz e no aplicativo)

Tags

Música
Leia também