Escadarias do CLCH ganham pinturas de frases poéticas

Escadarias do CLCH ganham pinturas de frases poéticas

Foram escolhidas frases de autores como Paulo Leminsky, Heirich Heine e Cora Coralina. Ação leva o nome de "Passagem Poética".

Meire Sebastião*

Agência UEL


Nas últimas semanas, quem passou pelo Centro de Letras e Ciências Humanas (CLCH) tem notado a presença de frases pintadas nas escadarias do local. Intitulada “Passagem Poética”, a ação foi desenvolvida por estudantes de quatro turmas do 3° ano de Letras Português, com o objetivo de levar a literatura para um espaço aberto e promover a reflexão das pessoas que circulam pelo centro de estudos. A atividade faz parte da disciplina de Escrita Criativa, ministrada pelo professor Flávio Freire, do Departamento de Letras Vernáculas e Clássicas. 

Segundo Freire, a ação foi pensada como um meio de humanizar o ambiente e incentivar a leitura. “A nossa proposta era levar um pouco de texto poético para fora da sala de aula, incentivando a leitura por meio do que as pessoas veem na escadaria e, ao mesmo tempo, trazer a literatura  e a reflexão para o ambiente do CLCH”. Ao todo, oito escadas foram pintadas, todas localizadas em pontos estratégicos e onde há grande circulação de pessoas. 

Oito escadas receberam frases de diferentes poetas (Foto: Agência UEL)

Divididos em grupos, os estudantes puderam escolher as frases que seriam pintadas, de acordo com seus gostos e ideais. “A gente teve a chance de deixar o centro bem mais bonito e um pouco mais politizado, porque se você pegar todas as frases, todas elas acabam tendo um sentido e significado mais político. Não foi algo que escolhemos porque é bonitinho, eu tenho certeza que todas foram muito bem pensadas”, explica a estudante Letícia Rodrigues. Foram escolhidas frases de poetas como Cora Coralina, Heinrich Heine e Paulo Leminski. 

Além do fator político, a estudante Sandy Locatelli destaca o caráter estético que o projeto agregou ao CLCH, levando mais vida ao local. “Apesar do nosso centro ter outras obras de arte, as escadas não tinham nada, era tudo muito apagado. Com o projeto, trouxemos mais cor para elas. Ficou incrível.”

Foto: Agência UEL
Foto: Agência UEL

*Estagiária de Jornalismo na COM/UEL.

Leia também