Casa de Cultura e CTU sediam curso de Cenografia e Cenotécnica

Inscrições para monitores ou estudantes podem ser feitas até dia 19, por meio de formulário online. O curso é gratuito.

A Casa de Cultura da UEL e o Departamento de Arquitetura e Urbanismo (CTU) vão sediar, entre os meses de janeiro e maio, atividade voltada para interessados em atuarem com a elaboração de projetos cenográficos para espetáculos teatrais, apresentações culturais, shows e demais oportunidades no mundo das artes. O Laboratório de Cenografia e Cenotécnica é um curso gratuito que conta com o patrocínio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic) e é voltado para pessoas com mais de 18 anos. As inscrições para alunos ou monitores podem ser realizadas até 19 de janeiro, por meio deste formulário online.

Contando com carga horária de 72 horas, o curso vai ser composto por aulas presenciais, visitas técnicas em espaços culturais de Londrina e rodas de conversa. Conforme os organizadores, serão disponibilizadas 15 vagas para alunos e cinco para monitores que sejam estudantes dos cursos de artes cênicas, arquitetura e urbanismo e artes visuais, e que auxiliarão os professores na condução das oficinas.

A atividade vai ser dividida em duas etapas. A primeira será realizada na sede da diretoria da Casa de Cultura (Edifício Julio Fuganti, Centro), entre os dias 24 de janeiro e 28 de fevereiro. Em seguida, de 7 de março a 16 de maio, as aulas vão ser realizadas no Laboratório de Maquetaria, no Departamento de Arquitetura e Urbanismo (CTU). Os encontros serão realizados sempre às terças-feiras, entre 14h e 18h.

A equipe responsável pelo curso é formada pelo arquiteto, cenógrafo e figurinista Gelson Amaral; a artista da cena, produtora cultural e doutora em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio) Carin Louro; e pelos atores, diretores e cenotécnicos Luiz Eduardo Pires e Marcos Martins.

“Vamos começar apresentando os conceitos e explicando as funções de cenógrafo e cenotécnico, abordando como pensar a cenografia e a parte de criação. Na segunda fase, os alunos terão acesso a materiais, ferramentas, máquinas e equipamentos, e vão trabalhar na construção de elementos cenográficos. A ideia é que esses objetos sejam utilizados em espetáculos reais, apresentados por grupos de Londrina com os quais estamos conversando”, afirma Carin Louro.

Divulgação.

O Laboratório de Cenografia e Cenotécnica conta com o apoio da Casa de Cultura da UEL, Departamento de Arquitetura e Urbanismo, Prefeitura Municipal de Londrina e Fábrica – Rede Popular de Cultura.