Exposição apresenta fotografias de capelas abandonadas na região de Londrina

Exposição apresenta fotografias de capelas abandonadas na região de Londrina

Trabalho estará exposto até 31 de julho e também pode ser conferido pela rede social Behance do NDPH.

A Região Metropolitana de Londrina conta com dezenas de capelas abandonadas, principalmente na área rural. Buscando contribuir com a preservação da memória do patrimônio local, a Réplica da 1ª Igreja Matriz de Londrina, localizada no Calçadão da UEL, está recebendo a exposição “Capelas Mortas”, composta por fotografias de capelas abandonadas. A exposição pode ser visitada presencialmente até 31 de julho ou online, via Behance do Núcleo de Documentação e Pesquisa Histórica (NDPH)

As fotocomposições foram feitas pelo professor Marco Antonio Neves Soares, do Departamento de História (CLCH), em três capelas da região de Londrina: da estrada do Bulé, da Jurema e de Santa Terezinha, também conhecida como Capela da Prata. Os lugares selecionados não contam com nenhuma atividade no momento, como missas e celebrações de festas dos padroeiros ou das colheitas. 

Com a exposição, o NDPH busca, também, chamar a atenção da sociedade e do estado para a importância do desenvolvimento de políticas públicas na área de patrimônio e de história das cidades e regiões.

Divulgação.

Capelas

A estrada do Bulé foi uma importante via de integração das áreas da Companhia de Terras Norte do Paraná. O motivo do fechamento da Capela do local ainda é incerto, mas há duas versões conhecidas: a primeira diz que, após um assassinato ao lado da Capela, o dono da fazenda fechou o local e proibiu a interação de seus colonos com os das demais propriedades; já a segunda versão conta que, nos anos 1960, a fazenda foi vendida e o novo proprietário, que era protestante, cercou e fechou a Capela para proibir manifestações católicas na sua propriedade.

A Capela da Jurema está localizada na estrada da Prata, em Cambé. O local contava com uma comunidade religiosa muito ativa e tinha uma grande área destinada a festas e quermesses, bem como fornos coletivos. Embora seu núcleo original tenha sido a colônia da fazenda local, a população circunvizinha passou a frequentá-la e ampliou a comunidade. O templo ainda se encontra em boas condições, mas a área de convívio e seus equipamentos estão deteriorados.

Localizada no distrito da Prata, em Cambé, a Capela Santa Terezinha, ou da Prata, é um dos últimos testemunhos do crescimento da comunidade. Ela foi construída nos anos de 1960 pelas populações locais, que, inclusive, custearam o sino e o teto da Capela, mas foi abandonada nos anos de 1970 devido ao êxodo rural provocado pela crise do café. O local também conta com uma área destinada ao convívio da comunidade, mas boa parte está em ruínas.

Leia também