EO emociona ao mostrar jornada de burro pela Europa

Longa-metragem em cartaz no Cine Teatro Ouro Verde narra a saga do simpático burro cinza que cruza a Europa, em meio a alegrias e desgraças.

O longa-metragem EO entra em cartaz o no Cine Teatro Ouro Verde nesta quinta-feira (1º). O filme promete emocionar e arrancar lágrimas dos espectadores em dois horários, das 16h às 19h30, e segue em cartaz até a próxima quarta (7), com exceção deste domingo (4), em que não haverá sessão.

O filme, dirigido pelo polonês Jerzy Skolimowski, retrata o mundo como algo ameaçador e curioso pelos olhos de um simpático burro cinza que sai de um circo na Polônia. Marcado por olhos melancólicos e tristes, EO conhece o melhor e o pior do ser humano ao passar de tutor em tutor até chegar em seu destino, a Itália. O nome do filme vem do som do zurro do animal, “Ió”.

O animal é bastante humanizado na obra do diretor polonês. Não precisou ser recriado com CGIs (imagens geradas por computados, em inglês) ou qualquer ferramenta de computação tecnológica. É um burro de verdade que se entristece quando deve deixar o picadeiro na fria Polônia e sente ciúmes quando vê um cavalo tomando longos banhos diários enquanto suas duchas são esparsas. Quando um grupo de políticos inaugura uma obra no centro da cidade, reage com a mais sincera e humana das indiferenças.

A obra conquistou a imprensa e a crítica no Festival de Cannes em 2022 devido à fotografia, que cuidadosamente torna o burro simpático aos olhos dos espectadores. Levou o Prêmio do Juri em Cannes e foi indicado a Melhor Filme Internacional na Cerimônia do Oscar 2023. A classificação indicativa é 14 anos e o filme tem 88 minutos. O elenco conta com nomes como Sandra Drzymalska, Mateusz Kosciukiewicz, Lorenzo Zurzolo, Isabelle Huppert e Tomasz Organek. Roteiro e produção são de Ewa Piaskowska e Jerzy Skolimowski.

Ingressos

Os ingressos podem ser adquiridos na bilheteria do Cine Teatro Ouro Verde (R. Maranhão, n°85, Centro de Londrina) meia hora antes das sessões. A entrada inteira custa R$ 20,00 e a meia, R$ 10,00. Nesta quinta e na próxima segunda, todos pagam meia. Não são aceitos cartões, somente dinheiro. Tem direito à meia-entrada estudantes, professores, doadores de sangue regular, pessoas com mais de 60 anos, filiados à OAB e sindicato dos jornalistas e servidores públicos. Professor ou facilitador com cinco alunos ou mais tem isenção no valor do ingresso.