Mostra “Duas em Uma” reúne imagens e evolução da fotografia, no Museu Histórico

Acervo dos fotógrafos Marcelo Weiss e Mario Weiss traz cotidiano de meninas estudantes em São Tomé e Príncipe, na África, e o modo e a cultura brasileira nos anos 1950.

O Museu Padre Carlos Weiss apresenta a mostra “Duas em Uma”, reunindo o acervo dos fotógrafos Marcelo Weiss e Mario Weiss, respectivamente neto e avô, sobre meninas estudantes da África e o modo e a cultura brasileira dos anos 1950. As mostras “Dignidade” e “Brazilian way of life” podem ser conferidas até 24 de setembro, de terça a sexta-feira, das 9h às 17h30, aos sábados, das 9h às 17h, e aos domingos, das 13h às 17h. A entrada é gratuita.

As mostras reúnem um acervo de 47 imagens e 62 peças que demonstram a evolução da fotografia a partir de câmeras e objetos utilizados em processos de revelação de filmes em laboratório. Esse material pertence ao acervo tridimensional do museu e foi incluído na mostra fotográfica.

Segundo a diretora do Museu, professora Edmeia Ribeiro, do Departamento de História (CLCH), a exposição fotográfica de Marcelo e Mario Weiss já passou pela galeria da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) e pelo Museu dos Campos Gerais, em Ponta Grossa, além do Parque Histórico de Carambeí. Marcelo Weiss registrou imagens de meninas de São Tomé e Príncipe, localizado no Golfo da Guiné, na costa da África Central. O país sofre de graves problemas sociais e econômicos.

Museuexposies3
Museuexposies2
Museuexposies4
Museuexposies6
Museuexposies5
Museuexposies
Museuexposies7
next arrow

As imagens captadas pelo fotógrafo foram feitas em 1º de junho, o Dia das Crianças na África, uma data com significado importante. Para as crianças ir à escola é motivo de orgulho. Para as meninas é uma data marcante, que merece uniforme novo e tranças no cabelo. Daí o nome da mostra: “Dignidade”.

Já a exposição assinada por Mario Weiss, falecido nos anos 1980, traz imagens feitas no Vale do Paraíba, em São Paulo, e em viagens por vários estados brasileiros. São cenas cotidianas de personagens diversos no Brasil das décadas de 1940 e 1950. Todas as fotos são originais, preservadas pela família por meio de negativos ou filmes e reveladas por meio de processo químico. Todas as fotos fazem parte de álbuns de família. As imagens foram selecionadas pelo neto, Marcelo, que considera o acervo do avô a melhor herança que poderia ter recebido.