Clássico da literatura brasileira na tela do Cine Teatro Ouro Verde

Clássico da literatura brasileira na tela do Cine Teatro Ouro Verde

Adaptação da obra Dom Casmurro entra em cartaz nesta nesta segunda (21) e vai até esta quarta (23), com sessões às 16h e 19h30.

O Cine Teatro Ouro Verde exibe, nesta semana, o filme “Capitu e o Capítulo”. O drama nacional entra em cartaz nesta segunda (21) e permanece na programação do Ouro Verde na terça (22) e quarta (23), com duas sessões diárias, às 16h e às 19h30.

Mais do que uma adaptação cinematográfica de Dom Casmurro, um dos maiores clássicos da literatura brasileira, o filme do premiado cineasta Julio Bressane é um mergulho na obra de Machado de Assis. Como o título sugere, uma singularidade do livro é refletida na tela: a brevidade dos capítulos.

A atriz responsável por representar na tela os “olhos de cigana oblíqua e dissimulada” de Capitu é Mariana Ximenes. Quem vive Bentinho é o ator Vladimir Brichta. O longa, em tom de ensaio cinematográfico, traz o romance entre os dois e revela a inquietude gerada pela explosão de sentimentos.

Amor, ciúme, raiva, dúvida. A fórmula dos devaneios de Bentinho e do seu amor doentio por Capitu se une ao ritmo da prosa machadiana. Nas palavras do diretor Julio Bressane, “a trama machadiana, distorcida, é transpassada por cenas, trechos, farrapos de filmes e texturas que se desdobram em capítulos de uma ficção escondida, ainda não vista, que se desvela, e recomeça em outro solo, em outro cosmos.”

Antigas e novas percepções da obra publicada no século XIX fazem parte do enredo. Nomes como Enrique Diaz, Saulo Rodrigues e Djin Sganzerla fazem parte do elenco. A duração é de 75 minutos e a classificação é de 14 anos.

Ingressos

Os ingressos podem ser adquiridos na bilheteria do Cine Teatro Ouro Verde (R. Maranhão, n°85, Centro), 30 minutos antes de cada sessão. A entrada inteira custa R$ 20,00 e a meia, R$ 10,00. Não são aceitos cartões. Na segunda-feira (21), todos pagam meia. Nos demais dias, estudantes, professores, doadores de sangue regular, pessoas com mais de 60 anos, filiados à OAB ou Sindicato dos Jornalistas e servidores públicos têm direito à meia-entrada. Professor ou facilitador com cinco alunos ou mais têm isenção no valor do ingresso.

*Estagiário de Jornalismo na COM/UEL.

Divulgação.
Leia também