Clássico da literatura brasileira na tela do Cine Teatro Ouro Verde

Adaptação da obra Dom Casmurro entra em cartaz nesta nesta segunda (21) e vai até esta quarta (23), com sessões às 16h e 19h30.

O Cine Teatro Ouro Verde exibe, nesta semana, o filme “Capitu e o Capítulo”. O drama nacional entra em cartaz nesta segunda (21) e permanece na programação do Ouro Verde na terça (22) e quarta (23), com duas sessões diárias, às 16h e às 19h30.

Mais do que uma adaptação cinematográfica de Dom Casmurro, um dos maiores clássicos da literatura brasileira, o filme do premiado cineasta Julio Bressane é um mergulho na obra de Machado de Assis. Como o título sugere, uma singularidade do livro é refletida na tela: a brevidade dos capítulos.

A atriz responsável por representar na tela os “olhos de cigana oblíqua e dissimulada” de Capitu é Mariana Ximenes. Quem vive Bentinho é o ator Vladimir Brichta. O longa, em tom de ensaio cinematográfico, traz o romance entre os dois e revela a inquietude gerada pela explosão de sentimentos.

Amor, ciúme, raiva, dúvida. A fórmula dos devaneios de Bentinho e do seu amor doentio por Capitu se une ao ritmo da prosa machadiana. Nas palavras do diretor Julio Bressane, “a trama machadiana, distorcida, é transpassada por cenas, trechos, farrapos de filmes e texturas que se desdobram em capítulos de uma ficção escondida, ainda não vista, que se desvela, e recomeça em outro solo, em outro cosmos.”

Antigas e novas percepções da obra publicada no século XIX fazem parte do enredo. Nomes como Enrique Diaz, Saulo Rodrigues e Djin Sganzerla fazem parte do elenco. A duração é de 75 minutos e a classificação é de 14 anos.

Ingressos

Os ingressos podem ser adquiridos na bilheteria do Cine Teatro Ouro Verde (R. Maranhão, n°85, Centro), 30 minutos antes de cada sessão. A entrada inteira custa R$ 20,00 e a meia, R$ 10,00. Não são aceitos cartões. Na segunda-feira (21), todos pagam meia. Nos demais dias, estudantes, professores, doadores de sangue regular, pessoas com mais de 60 anos, filiados à OAB ou Sindicato dos Jornalistas e servidores públicos têm direito à meia-entrada. Professor ou facilitador com cinco alunos ou mais têm isenção no valor do ingresso.

*Estagiário de Jornalismo na COM/UEL.

Divulgação.