Lançamento da Eduel analisa confluências entre jornalismo e literatura em García Márquez

Lançamento da Eduel analisa confluências entre jornalismo e literatura em García Márquez

Autora Maria Cecília Guirado, do Departamento de Comunicação, conversou com a Rádio UEL sobre a obra do autor de Cem Anos de Solidão.

A Editora da UEL (Eduel) lançou, nesta semana, o livro “Gabriel García Márquez: Jornalismo & Ficção”. A obra, de 208 páginas, reúne artigos com análises sobre o processo criativo do jornalista, escritor e ativista político colombiano, mundialmente conhecido por clássicos do realismo fantástico e pela sua carreira como jornalista e cronista. Ganhador do Nobel de Literatura em 1982, Gabo é autor do clássico da literatura latino-americana Cem Anos de Solidão, considerado um dos maiores livros em língua espanhola da história.

O livro lançado pela Eduel é resultado dos estudos desenvolvidos por integrantes do grupo “Gabo” de pesquisa, coordenado por Maria Cecília Guirado, professora do Departamento de Comunicação da UEL e organizadora da obra. O grupo conta com participação de estudantes do curso de Jornalismo da UEL.

Jornalista Eliete Vanzo e professora Maria Cecília Guirado, no estúdio da Rádio UEL (Raquel Cassitas/Rádio UEL).

Guirado explica que o projeto nasceu em 2012, quando ingressou como docente na Universidade:

A professora destaca a ínfima distância entre a realidade e a ficção na obra do autor. Inclusive, para vivenciar esse senso de autenticidade e aprofundar a pesquisa, “Ciça”, como é conhecida em seu departamento, fez pós-doutorado na Colômbia e visitou cidades onde Gabo viveu, como Barranquilla e Sucre. A viajante passou até pela cidade onde o autor nasceu, a pequena Aracataca, de pouco mais de 40 mil habitantes e que inspirou o escritor que fez chover por mais de milhares de dias (ininterruptos) em sua obra.

Com prefácio do jornalista José Maschio e posfácio assinado pela jornalista e professora aposentada da UEL Linda Bulik, o livro tem colaboração de dois professores da Universidade de Cartagena, na Colômbia, os jornalistas Sara Bozzi e David Lara Ramos, e conta com outros seis autores.

Os oito capítulos contemplam estudos sobre Cem Anos de Solidão, Relato de Um Náufrago, Contos Peregrinos, Crônica de Uma Morte Anunciada, entre outras obras de Gabo, relata a pesquisadora:

Serviço

Livro “Gabriel García Márquez: Jornalismo & Ficção”;
Editora Eduel, 208p., 2023;
Organização: Maria Cecília Guirado;
Valor: R$80,00 (impresso)
R$40,00 (e-book)

Divulgação.

Leia também