Drama italiano “Nostalgia” traz retorno às origens ao Cine Teatro Ouro Verde

Felice Lasco retorna a Nápoles depois de 40 anos, redescobrindo memórias e rememorando sentimentos como a culpa e o abandono materno.

Quem saiu de casa, já não é a mesma pessoa quando volta. Tampouco o lugar de onde se saiu permanece do mesmo modo. Se esta mudança é para outro país, as diferenças aumentam. O drama italiano “Nostalgia” chega à tela do Cine Teatro Ouro Verde nesta segunda (23) trazendo a história de Felice Lasco, um homem de meia idade que, depois de passar mais de 40 anos fora de sua cidade natal, retorna a Nápoles para redescobrir o que sua memória guarda do lugar. O longa continua em cartaz na terça (24) quarta (25), com duas sessões diárias, às 16h e às 19h30.

O protagonista Felice construiu sua vida entre o Líbano e o Egito, mas os sentimentos que guardou do bairro Sanità, onde nasceu, formam um misto de saudades com a culpa pelo abandono, inclusive de sua mãe, Teresa, e seu melhor amigo, Orestes. O retorno é ainda mais conflituoso em sua mente. Ao mesmo tempo em que sua percepção indica que o lugar permanece como ele deixou, elementos como o crime organizado provam o contrário.

A revista OGrito! classifica “Nostalgia” como “uma trama calma, detalhada e dramática”. A obra integrou a seleção oficial do Festival de Cannes em 2022 e é baseada no livro homônimo do escritor italiano Ermanno Rea, lançado em 2016. Assinado pelo cineasta (também) italiano Mario Martone, tem no elenco nomes como Pierfrancesco Favino, Aurora Quattrocchi e Tommaso Ragno. A classificação é de 14 anos.

Ingressos

Os ingressos podem ser adquiridos na bilheteria do Cine Teatro Ouro Verde (R. Maranhão, n°85, Centro de Londrina), 30 minutos antes das sessões. A entrada inteira custa R$20,00 e a meia, R$10,00. Não são aceitos cartões, somente dinheiro. Na segunda-feira e nas sessões das 16h, todos pagam meia-entrada. Nos demais exibições, pagam meia estudantes, professores, doadores de sangue regular, pessoas com mais de 60 anos, filiados à OAB e sindicato dos jornalistas e servidores públicos. Professores ou facilitadores com cinco alunos ou mais têm isenção no valor do ingresso.

*Estagiário de Jornalismo na COM/UEL.

Divulgação.