Apresentações culturais marcam presença no Paraná Faz Ciência 2023

Eixo 5 - Mostra Cultura e Arte traz núcleos, companhias e coletivos ao evento científico, entre os dias 7 e 9 de novembro.

Lugar de ciência também é lugar de cultura. A Universidade Estadual de Londrina oferece, entre os dias 7 e 9 de novembro, apresentações de cunho cultural e artístico aos participantes da Semana Estadual de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná – Paraná Faz Ciência 2023. Com atividades gratuitas com duração de 15 minutos a 2 horas, 18 coletivos cativam a atenção da plateia com dança, música e muitas atividades culturais durante a maior feira de ciência e tecnologia do estado.

A lista de projetos escolhidos para o Eixo 5 – Mostra Cultura e Arte contempla, entre outros, o Café Intercultural, a 38º Mostra Afro Brasileira Palmares, Mostra GRUVi – Grupo de Videoclipes e o espetáculo teatral “Fagulha” da Companhia Núcleo Às de Paus. O evento integra a 20ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do Estado (SNCT 2023) e é responsável por ampliar a participação da comunidade artística na vida acadêmica.

Segundo Vagner Nogueira, presidente do Instituto do Movimento de Estudos da Cultura Afro-Brasileira (IMECAB) e coordenador da 38º Mostra Afro Brasileira Palmares, o tema dessa edição levanta um olhar crítico a respeito do “polêmico 13 de maio”, marco do fim da escravidão pela promulgação da Lei Áurea. “Hoje, o negro vive no 20 de novembro (Dia Nacional da Consciência Negra)”, declara, em oposição contundente ao reconhecimento seletivo dessa população na data festiva.

Vagner Nogueira, coordenador da 38º Mostra Afro Brasileira Palmares. Mostra traz olhar crítico sobre 13 de maio, data de assinatura da Lei Áurea pela princesa Isabel (Fotos: Divulgação).

Quarenta e cinco obras estarão em exposição pelo grupo em dois lugares neste
mês de novembro: do dia primeiro ao 20, na Sala da OAB, no edifício Tuparandi (R. Professor João Cândido, 344, Centro), 35 quadros deverão ser apresentados; já do dia 4 ao 8, no Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (Neab) da UEL, os 10 exemplares restantes estarão disponíveis à visitação. Assim, encerra-se a celebração, que já contou, até o momento, com o 4º Ciclo de Oficinas e Palestras, a 7º Mostra de Música Afro Brasileira de Londrina e a 3º feira Afro Quilombo Cultural de Economia Criativa.

Café Intercultural, orientado pela rede Idiomas sem Fronteiras (IsF), está inscrito na programação do Eixo 5 do evento. Iniciativa conclama diversas culturas e línguas à interação.

Outra iniciativa artística desse eixo é a promoção do Café Intercultural. Organizado pelo Programa Rede Idiomas sem Fronteiras (IsF) com o apoio direto da Assessoria de Relações Internacionais (ARI), a ação incentiva a integração de diferentes culturas e dialetos. No dia 8 de novembro, das 9h às 17h30, na Réplica da Primeira Igreja Matriz, no Calçadão da UEL, haverá o lançamento de livros de escritores/as negros/as; a exposição de pesquisadores ucranianos “Guerra por Dentro”; e a exibição de peças culturais.

Conforme detalha a assessora de Relações Internacionais da UEL, professora Viviane Bagio Furtoso, o local deve acomodar 30 pessoas sentadas e outras 40 em pé. Além disso, o Café representa um importante espaço de acolhimento e socialização ao promover “uma relação horizontal” com seus membros.

Com classificação indicativa livre, peça “Fagulha” do coletivo londrinense aborda o encerramento de ciclos.

No âmbito teatral, a Companhia Londrinense Núcleo Ás de Paus apresenta ao público o espetáculo “Fagulha”. A trama conta a história de três viajantes que se encontram em uma encruzilhada, onde testemunham a anunciação de uma grande tempestade. Com classificação indicativa livre, a peça, escrita durante a pandemia de Covid-19, aborda temas como o encerramento de ciclos. O coletivo surgiu em 2008, por meio da união dos artistas Camila Feoli, Rogério Francisco Costa e Thunay Tartari. As ações do grupo são patrocinadas pela Prefeitura Municipal de Londrina, através do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic).

Mostra GRUVi – Grupo de Videoclipes busca discutir formato do vídeo com presentes.

Por fim, a Mostra GRUVi – Grupo de Videoclipes busca tanto exibir quanto estudar videografias ao trazer profissionais que são referência no ramo para discutir com os estudantes seus processos de criação e execução audiovisual. Com canal no YouTube de mesmo nome, o projeto de Extensão articulado pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da Universidade Estadual do Paraná (Unespar) propôs na edição retrasada uma forma de resistência da arte, valendo-se de lives, trabalhos e mesas-redondas.

*Estagiária de Jornalismo na COM/UEL.