Produções de estudantes da UEL integram competição de curtas do Festival Kinoarte de Cinema

Mais de 80 curtas e longas-metragens serão exibidos entre os dias 10 e 19 de novembro, com competições íbero-americana, nacional, paranaense e local.

Entre os dias 10 e 19 de novembro, mais de 80 curtas e longas-metragens dos mais variados estilos vão ser exibidos dentro da programação do 25º Festival Kinoarte de Cinema (FKC). O festival é realizado no Espaço Villa Rica, tradicional ponto de encontro dos amantes da sétima arte em Londrina, e conta com o apoio da UEL por meio da Casa de Cultura. Dentre os curtas selecionados para a Competitiva Londrinense, três foram produzidos por estudantes da Universidade Estadual de Londrina.

De acordo com a Leste, produtora do Festival Kinoarte de Cinema, 46 curtas-metragens foram selecionados em quatro categorias competitivas: Ibero-Americana, Nacional, Paranaense e Londrinense. Ao todo, quase 740 produções foram recebidas pela curadoria do festival, que promove oficinas gratuitas e uma nova edição do Projeto Social Kinocidadão, iniciativa que leva estudantes das escolas públicas e privadas, projetos, instituições e ONGs para as sessões infantis de cinema. As sessões dos longas-metragens terão valor único de R$ 12,00. Já as sessões competitivas de curtas-metragens (Iberoamericana, Nacional, Paranaense e Londrinense) serão gratuitas.

Produzidos por graduandas da UEL, os curtas-metragens selecionados na competição foram: “Mesa pra Dois”, de Isabela Cisne (Artes Visuais); “Monólogos”, de Maria Luisa Nonino (Artes Cênicas); e “Ruído da Perda”, de Luana Bibiano (Artes Visuais). Dos três filmes, dois já foram exibidos no Sesc Cadeião Cultural em julho deste ano, durante a 1ª Mostra de Cinema e Vídeo Independente do curso de Artes Visuais da UEL.

Completam a grade de curtas londrinenses as seguintes produções: “Entre Espaços”, de Giovanna Stocco, Giovanne Sgarbossa, Lucas Constâncio, Bruna Souza e Alan Alves; “Fim de Semana Além do Tempo”, de Danilo Hokama; “A Grande Nuvem de Magalhães”, de Maikon Nery e Yan Sorgi; “O Jogo dos Espíritos”, de Ana Beatriz Piga, Emily Kono, Gabriel Souza, Hevelyn Souza, Juliana Silva, Kawani Oliveira, Maria Eduarda França e Maria Eduarda Manzano; “Sob Esta Crosta de Osso e Pele”, de Victor Macedo; e “Turvo”, de Anderson Craveiro.

Ainda de acordo com a produtora, a sessão de abertura será na noite de sexta-feira, 10 de novembro, quando começa a Competitiva Londrinense, trazendo uma produção local diferente a cada noite. A programação pode ser conferida no site do evento.

Já no sábado, o Festival homenageia o londrinense e veterano cineasta afro-brasileiro Ari Cândido Fernandes, morto em 19 de agosto, com a Sessão Especial Cocine (Coletivo de Cinema Negro de Londrina), com início às 16h. Serão exibidos cinco curtas de Ari Cândido Fernandes.

O 25º Festival Kinoarte de Cinema tem produção da Leste e conta com o patrocínio da Secretaria Municipal de Cultura de Londrina por meio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic).

(Com assessoria de imprensa).