Mostra de Cultura e Arte traz trabalhos de coletivos em feiras e exposições

Mostra de Cultura e Arte traz trabalhos de coletivos em feiras e exposições

Eixo 5 do Paraná Faz Ciência organiza a 38º Mostra Afro Brasileira Palmares, o Café Intercultural e a Feira de Economia Criativa “Arte por toda parte”.

Com o objetivo de adentrar o terreno das discussões sociais, a Mostra de Cultura e Arte da Semana Estadual de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná – Paraná Faz Ciência 2023, o Eixo 5 do evento, apresenta ao público iniciativas de cunho cultural e artístico, entre 7 e 9 de novembro. Os participantes do maior evento científico do Estado podem conhecer mais do trabalho realizado pelos diversos coletivos. Neste período, das 8h às 19h, mais de 11 projetos estão em exposição, como a 38º Mostra Afro Brasileira Palmares, o Café Intercultural e a Feira de Economia Criativa “Arte por toda parte”.

Com o tema “Polêmico 13 de maio”, o organizador do evento, Vagner Nogueira, revela que cerca de 50% de seu acerto é composto de quadros inéditos de artistas negros locais. Segundo ele, a proposta é realizar, além da exibição, uma palestra acerca do tratamento destoante direcionado à população negra em datas festivas. A roda de conversa está marcada para às 18h do dia 10 de novembro, no Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (Neab) da UEL. Toda a comunidade está convidada para o evento, que não requer inscrição prévia.

Metade dos quadros da exposição, inéditos, são de artistas negros locais (Fotos: André Ridão/Agência UEL).

Nas paredes do Neab, estão obras de pintores como Elifas Andreato, reconhecido nacionalmente por produzir capas de disco para Chico Buarque de Holanda, Elis Regina, Paulinho da Viola e de outros cantores. Suas cores vivas e formas caricatas provocam o espectador a desfrutar uma experiência sensorial única, por meio da junção entre música e arte.

Teresa Mendes, artesã, expõe seus produtos, feitos com origem orgânica e totalmente artesanais. Exposições servem de vitrine para artistas locais.

Já nos corredores do Centro de Letras e Ciências Humanas (CLCH), a Feira de Economia Criativa “Arte por toda parte” destaca talentos locais, através de bancas com produtos de origem orgânica e artesanal. Teresa Mendes, uma das empreendedoras do evento, orgulhosamente afirma que seu trabalho todo em macramé representa uma de suas principais fontes de renda. Ela observa ainda, de forma positiva, a visibilidade que o Paraná Faz Ciência agrega para seu ofício.

A promoção da Semana Estadual de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná – Paraná Faz Ciência 2023 é da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), Agência Araucária, Secretaria Estadual de Modernização, Transformação e Inovação (SEI) e Universidade Estadual de Londrina (UEL).

*Estagiária de Jornalismo na COM/UEL.

Leia também