À francesa: parceria promove sessões de cinema e debates no CLCH 

À francesa: parceria promove sessões de cinema e debates no CLCH 

Sessões fazem parte do Festival Varilux de Cinema Francês, realizado em todo o Brasil. Exibições serão em 23 e 29 de novembro.

O Programa Paraná Fala Francês (PFF), em parceria com a Aliança Francesa e o Festival Varilux de Cinema Francês, promove, nos dias 23 e 29 de novembro, sessões de cinema voltadas ao aprofundamento da cultura e idioma do país europeu. Realizadas gratuitamente no Anfiteatro Maior do Centro de Letras e Ciências Humanas (CLCH), sempre às 19h15, as sessões temáticas contarão ainda com debates comandados por docentes da UEL. As inscrições podem ser realizadas neste endereço, até o dia 22 de novembro.

O primeiro filme a entrar na programação é “O Livro da Discórdia” (2023), da diretora e roteirista francesa Baya Kasmi. Nesta comédia de 97 min, Kasmi se debruça sobre os choques culturais gerados a partir do tema sexualidade desnudada por um romance “semiautobiográfico” escrito pelo protagonista do filme, o descendente de argelinos Youssef Salem, de 45 anos. “O Livro da Discórdia” será exibido na noite do dia 23 de novembro, sucedido por um debate comandado pela professora do Departamento de Filosofia da UEL Andrea Cachel. 

Já no dia 29 de novembro é a vez de outro título dirigido por uma mulher francesa. Em “Disfarce Divino” (2023), a diretora Virginie Sauveur aborda os desdobramentos da morte de um padre idoso que, ao que tudo indica, não era exatamente quem dizia ser. Nesta ocasião, o debate será comandado pela professora do Departamento de Letras Vernáculas Clássicas Bárbara Marques. 

O Festival Varilux de Cinema Francês 2023 é realizado em salas de cinema de todo o País e se estende até a próxima quarta-feira, 22 de novembro. Em Londrina, a programação é exibida no Cineflix do Aurora Shopping (Av. Ayrton Senna da Silva, 400). 

Leia também