Expo Obra & Arte revela peças feitas a partir de resíduos de construção civil

Exposição do Instituto A.Yoshii inicia nesta terça (5) e traz itens de decoração e utilidade doméstica trabalhados pelas mãos de artistas, designers e arquitetos.

A partir desta terça-feira (5), a Exposição Obra & Arte leva à réplica da 1ª Igreja Matriz de Londrina, localizada no Calçadão da UEL, próxima aos centros de Estudos Sociais Aplicados (Cesa) e Letras e Ciências Humanas (CLCH), uma série de peças artísticas e de mobiliário feitas a partir de resíduos de construção civil.

Materiais como madeira, vergalhões e canos de PVC que seriam descartados se transformam em itens de decoração e utilidade doméstica pelas mãos de profissionais de design, arquitetura e artes de Curitiba e São Paulo. A exposição é uma realização do projeto CCH Cultural.

Divulgação.

As peças que integram a exposição são assinadas por Alberth Diego, Aline Volpato, Eduardo Bragança, Leo Capote e Consuelo Cornelsen. O objetivo do Obra & Arte é ressignificar resíduos de forma sustentável, dando vida a artefatos decorativos e, até mesmo, a itens de mobiliário. Um catálogo com exemplos de peças desenvolvidas pelos profissionais citados pode ser conferido neste link.

A mostra também incorpora peças do Projeto “Criando Arte”, formado por mulheres em situação de vulnerabilidade social. São mosaicos, ecobags, bolsas e cachepôs que chamam a atenção pelo acabamento detalhado.

A exposição é uma realização do Instituto A.Yoshii, vinculado à construtora A.Yoshii Engenharia, com o apoio da Lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura. A mostra fica disponível até o dia 15 de março, das 8h às 17h, e a entrada é gratuita.

*Estagiário de Jornalismo na COM/UEL.