A Matriarca traz drama familiar ao Ouro Verde a partir desta segunda (29)

Ruth e Sam, avó e neto, encontram um no outro amparo e companhia mesmo em um cenário de intensos problemas.

Uma aposentada correspondente de guerra que afoga suas mágoas em drinks a base de gim se vê na companhia de seu neto adolescente como “cuidador”. Um drama permeado de paradigmas geracionais, que tem tudo para resultar em uma relação conflituosa, deságua em uma amizade inesperada que faz bem às duas partes. Esta é a trama de A Matriarca, filme neozelandês que está em cartaz entre os dias 29 e 30 de abril e no feriado, 1° de maio, no Cine Teatro Ouro Verde, com duas sessões diárias, às 16h e às 19h30.

A avó, Ruth, carrega em seu semblante o peso de quem um dia esteve em um front de guerra. Agora, muitos anos depois e com a perna fraturada, ela descansa na casa de seu filho e encontra refúgio na bebida para lidar com um passado ainda pungente em sua memória mas que não acompanha sua rotina de reclusão. O neto, Sam, é um jovem recém expulso do internato onde morava e estudava devido à sua rebeldia, que aflorou após a morte de sua mãe.

Ruth e Sam têm seus próprios problemas, mas, com o passar do tempo e o desenrolar da convivência, eles encontram um no outro o amparo e a companhia que precisavam. A violência e o estranhamento inicial cedem espaço a um vínculo de amizade intenso e afetuoso, enfim, familiar.

Classificado pelo guia de cinema O Lanterninha como “doloroso e honesto”, A Matriarca tem no elenco nomes como Charlotte Rampling, George Ferrier e Angela Littlejohn. Quem assina a obra é o diretor neozelandês Matthew J. Saville. A classificação é de 16 anos.

Ingressos

Os ingressos podem ser adquiridos na bilheteria do Cine Teatro Ouro Verde (R. Maranhão, n°85, Centro), 30 minutos antes de cada sessão. A entrada inteira custa R$20,00 e a meia, R$10,00. Não são aceitos cartões. Na segunda-feira (29) e nas sessões das 16h, todos pagam meia. Nos demais dias, estudantes, professores, doadores de sangue regular, pessoas com mais de 60 anos, filiados à OAB ou Sindicato dos Jornalistas e servidores públicos têm direito à meia-entrada. Professores ou facilitadores com cinco alunos ou mais têm isenção no valor do ingresso.

Divulgação.

*Estagiário de Jornalismo na COM/UEL.