Estudantes promovem 2ª Mostra de Artes Visuais nesta sexta (14) e sábado (15)

Serão apresentados 31 curtas-metragens produzidos na disciplina de Expressão em Mídias Tecnológicas. Entrada é franca.

Estudantes do 3º ano dos períodos matutino e noturno do curso de Artes Visuais da UEL apresentam nesta sexta-feira (14) e no sábado (15), no Sesc Cadeião (R. Sergipe, 52), 31 curtas-metragens produzidos na disciplina Expressão em Mídias Tecnológicas, ministrada pelo professor Valter do Carmo Moreira. É a 2ª Mostra de Cinema de Vídeo Independente do Curso de Artes Visuais da UEL. Nesta sexta, a mostra vai das 19h às 21h, e amanhã, das 14h às 18h. A entrada é franca.

“A natureza dos trabalhos é ampla, e os temas abordados giram em torno de questões contemporâneas como identidade, pertencimento, memória, saúde mental, infância, crítica social, luto e superação”, explica Moreira. Segundo ele, os curtas envolveram 36 alunos e exploram os diversos gêneros como ficção, documental, animação, além de videoarte e linguagem experimental. Após as exibições, haverá um bate-papo com os realizadores.

De acordo com o docente, as produções foram realizadas de forma independente e
individualmente pelos próprios estudantes com recursos mínimos, mostrando a força e o poder da criatividade e da capacidade de improvisação das turmas diante das contingências materiais.

“Meu curta trata da experiência do meu pai e seu trabalho com as plantas. Ele planta uva e maracujá, mesmo após a aposentadoria. No vídeo, procuro expressar o peso do tempo e sua caminhada de vida. Com poucos recursos: a filmagem e a gravação de áudio fiz pelo celular”, explica Ellen Roman, estudante do noturno. Para ela, por mais que se trate de algo simples, que todos hoje podem fazer ao usar o celular, a experiência trouxe grande impacto à aprendizagem.

“Produzir um roteiro, entender como se expressar pelas imagens, a escolha das imagens, o som. A possibilidade de passar por todo esse processo e ainda expor o projeto, expor o trabalho, é sensacional. E é muito bom saber que existem professores como o Valter, que se importam com o desenvolvimento pleno do estudante”, explica a estudante.

Divulgação.

A mostra tem como objetivo dar continuidade à produção e apreciação audiovisual no Curso de Artes Visuais da UEL, iniciada no ano anterior, ampliando, assim, o repertório poético e artístico não só dos alunos e da comunidade interna da Universidade, mas também uma busca por contribuir para o enriquecimento do repertório audiovisual de toda a região.

Segundo Moreira, a disciplina Expressão em Mídias Tecnológicas representa a contribuição do curso para a formação no crescente campo de audiovisual. “Assumindo esse compromisso com o fomento e a produção cinematográfica e audiovisual local, a partir do próximo ano a disciplina passará a se chamar Expressão em Mídias Audiovisuais”, explica. O docente analisa o fato de Londrina ser polo de produção audiovisual do Norte do Paraná, mas ainda não contar com um curso de graduação na área. “Os esforços do Departamento de Artes Visuais da UEL são de tentar suprir, de alguma forma, essa lacuna, com a qualidade que o ensino superior público, gratuito e de qualidade pode oferecer aos nossos alunos”, exemplifica.

O trailer de divulgação da mostra pode ser conferido abaixo:

2ª Mostra de Cinema e Vídeo Independente do Curso de Artes Visuais da UEL;
Nesta sexta (14) e no sábado (15), no Sesc Cadeião;
Sexta das 19h às 21h;
Sábado das 14h às 18h;
Entrada franca e bate-papo com os realizadores.