RU “serve” tango de Gardel e Piazzolla em apresentação da Osuel

Apresentação da Orquestra também será realizada no período do jantar, para estudantes do noturno. Nesta quarta (26), ingressantes conferem show do Terra Celta no RU.

Em um dia de grande movimento em seu Restaurante Universitário (RU), a Universidade Estadual de Londrina virou palco de um encontro entre a sua comunidade e a música de grandes compositores do repertório sinfônico. Incluída na programação dedicada a dar as boas-vindas aos ingressantes do ano letivo 2024, uma apresentação da Orquestra Sinfônica da UEL (Osuel) foi acompanhada por centenas de estudantes de graduação na hora do almoço.

A orquestra retorna ao RU para o jantar desta terça-feira (25), às 17h30. Nesta quarta (26), é a vez da banda londrinense Terra Celta coroar a conquista dos recém-chegados em uma apresentação alusiva aos 34 anos da Rádio UEL FM.

Tango e creme de milho

Se o cardápio do dia – frango com creme de milho – já prometia agradar boa parte dos que procuraram o RU, a música apresentada pelo grupo de cordas da Osuel trouxe o tempero sul-americano que outrora embalava as charmosas ruas de Buenos Aires. Após dar início à apresentação com o “Divertimento Nº 1”, de Wolfgang Amadeus Mozart, a Osuel apresentou o tango de Carlos Gardel – “Por una cabeza” – e Astor Piazzolla – “Libertango”- em um formato que contou com nove violinos, duas violas, dois cellos e um contrabaixo.

Apresentação envolveu estudantes, servidores e professores nesta terça (25) (Fotos: Agência UEL).

Na sequência, um tema bastante trabalhado por orquestras de todo o País, “Mourão” (César Guerra-Peixe), e uma música que quase todos os brasileiros já ouviram ao menos uma vez, “Tico-Tico no Fubá” (Zequinha de Abreu), eternizada na voz de Carmen Miranda.

“É um espetáculo para os estudantes que nunca tiveram contato. Gostei das músicas que eles trouxeram, achei que combinou muito com o momento. Foi uma experiência muito boa”, disse a estudante do 4º ano de Jornalismo da UEL, Luiza Arlindo.

A encarregada pela Osuel, Paloma Scucuglia, comentou, à Rádio UEL FM, sobre a importância de oportunidades como a desta terça no sentido de reduzir o distanciamento de uma parcela da população brasileira da música de concerto.

Paloma Scucuglia, encarregada da Osuel na Casa de Cultura. Apresentação tem objetivo de aproximar a Orquestra da Universidade em relação à comunidade universitária.

“Acredito em desmistificar o que é uma apresentação de orquestra. Às vezes se tem uma ideia de que é algo muito distante, mas é muito próximo, porque a música de concerto e a música popular falam às pessoas. A música é um meio de comunicação que atinge, então ficamos felizes de ver os jovens aqui, é uma realização”.

Paloma Scucuglia, encarregada da Osuel.

A última vez em que a Osuel se apresentou no Campus Universitário foi em um especial de Natal, em 2016. Na ocasião, a Orquestra foi regida pelo maestro Vitor Gorni.

A apresentação desta terça foi transmitida ao vivo pelas ondas da UEL FM e em imagens, na TV UEL, graças aos esforços das equipes de servidores, conforme enalteceu o vice-reitor da UEL, Airton Petris. Em entrevista à UEL FM, ele destacou a importância dos serviços prestados pela Casa de Cultura à comunidade londrinense, em especial, ao público interessado na programação cultural que possui um sabor diferente da que é difundida comercialmente.

Vice-reitor da UEL, Airton Petris, prestigiou o evento no RU e lembrou da importância do Restaurante Universitário e da Casa de Cultura para a entrega de serviços à comunidade.

“É importante que estejamos aqui com a nossa orquestra porque muitas pessoas não sabem que a orquestra é da universidade e que pertence a uma das unidades que compõem a nossa Casa de Cultura, ou seja, mais um grande serviço que a UEL presta à comunidade, e nesse momento, para a nossa comunidade, em uma das principais unidades que é o no nosso RU”, disse o vice-reitor da UEL.

Estiveram envolvidos no evento os seguintes servidores Edyr Pedro, Eliete Vanzo, Valéria Giani, Ricardo Lima, Joabe Costa e o estagiário Henrique Martins, pela Rádio UEL FM; e diretor da TV UEL, Célio Costa. Também participaram do evento docentes, membros da administração da UEL, pró-reitores e chefes de departamento.

A TV UEL transmitiu na íntegra a apresentação da Osuel no RU, na hora do almoço. Confira abaixo: