Filme feito com IA “ressuscita” Hitler, Mussolini, Churchill e Stalin, no Ouro Verde

Animação experimental russo-belga leva figuras históricas ao purgatório. Filme está em cartaz segunda (1º), terça (2) e quarta (3), em dois horários.

Adolf Hitler, Benito Mussolini, Winston Churchill e Josef Stalin. Quatro personalidades da história juntas, em um encontro inusitado no pós-morte, animados por tecnologia deepfake (técnica que sintetiza imagens e sons humanos baseada em Inteligência Artificial) e imagens históricas de arquivo. O ousado “Conto de fadas” (“Skazka”, no original), dirigido por Alexandr Sokurov, desembarca nas telonas do Cine Teatro Ouro Verde segunda (1º), terça (2) e quarta-feira (3), em dois horários, às 16h e 19h30.

A animação experimental russo-belga de 2022, lançada em maio no Brasil, nem bem chegou e já arrancou declarações enfáticas da crítica. Para a revista Variety, é um prazer ver o diretor de Arca Russa (2002), Fausto (2011) e Francofonia (2015) retornando às telas “de maneira tão perversa”; já segundo o British Film Institute, o longa é “tão desconcertante quanto um pesadelo”, o que revela que os espectadores de “Conto de fadas” podem esperar uma produção arrojada, que dispensa discursos históricos arrastados e enfadonhos.

“Conto de fadas” tem direção e roteiro de Alexandr Sukorov e narração de Alexander Sagabashi, Vakhtang Kuchava e Fabio Mastrangelo. A produção é de Nikolai Yankin. O longa tem 79 minutos de duração e a classificação indicativa é de 12 anos.

Ingressos

Os ingressos podem ser adquiridos na bilheteria do Cine Teatro Ouro Verde (R. Maranhão, n°85, Centro), 30 minutos antes de cada sessão. A entrada inteira custa R$20,00 e a meia, R$10,00. Não são aceitos cartões. Na segunda-feira (1º) e nas sessões das 16h, todos pagam meia. Nos demais dias, estudantes, professores, doadores de sangue regular, pessoas com mais de 60 anos, filiados à OAB ou Sindicato dos Jornalistas e servidores públicos têm direito à meia-entrada. Professores ou facilitadores com cinco alunos ou mais têm isenção no valor do ingresso.

Divulgação.