Violinista italiano coordena master class e participa de concerto no Campus

Elio Orio é maestro e atual diretor do Conservatorio Cesare Pollini, de Padova, na Itália. Ele assina um convênio nesta terça (24), no Campus da UEL.

O violinista italiano Elio Orio coordena nesta terça-feira (23) um master class para músicos e estudantes apresentando um pouco da sua experiência com o instrumento. Elio é maestro e atual diretor do Conservatorio Cesare Pollini, de Padova, na Itália, e estará a frente desta aula por conta de um convênio estabelecido entre a UEL, por meio do Departamento de Música e Teatro, com a escola italiana. O convênio será assinado na manhã desta terça-feira, no Gabinete da Vice-Reitoria da UEL.

Nesta quinta-feira (25), a partir das 19h30, o maestro participa do concerto de câmara “Uma Breve História dos Quartetos de Cordas”, na Capela da Catedral, no centro de Londrina, juntamente com músicos locais – Wagner Costa (2ºviolino), Rodrigo Poggian (viola) e Arthur Alves (violoncelo). O programa traz obras de Mozart, Beethoven, Schubert, Dvorák, Puccini e Shostakovich. Ainda como resultado do convênio, na quarta-feira (24) ainda está prevista uma apresentação no Centro de Educação, Comunicação e Artes (Ceca), a partir das 15h30.

Músicos interessados no master class podem entrar em contato com o violonista da Orquestra Sinfônica (Osuel) Wagner Costa, por meio do WhatsApp (43) 9 9989-3708.

Elio Orio, violinista italiano, oferece master class a praticantes do instrumento na UEL (Reprodução).

Histórico

Elio Orio iniciou seus estudos musicais no Instituto Cívico de Música de Asti, premiado várias vezes como o melhor aluno onde também foi, mais tarde, titular da cátedra de violino por quase 20 anos. Continuou seus estudos sob a orientação de Camillo Grasso (1º violino do Teatro dell’Opera di Roma), Corrado Romano (professor do Conservatório de Genebra) e Franco Gulli (intérprete e professor da Bloomington University, EUA).

Participou de algumas das mais importantes orquestras da Europa (RAI de Turim, Teatro Regio de Turim, Teatro Carlo Felice de Génova, Teatro dell’Opera em Roma, entre outras). Em seguida se dedicou à Música de Câmara fundando o Quarteto Athenaeum. No exterior já se apresentou na Suíça, Grécia, França, Alemanha, Áustria, Espanha, Portugal, Eslováquia, República Tcheca, Finlândia, Chipre, Turquia, Romênia, Síria, China, Cazaquistão e Brasil. Atualmente é Diretor do Conservatório Cesare Pollini.

Divulgação.