Coletivo Quizomba dedica Festival ao mês da Consciência Negra
Coletivo Quizomba dedica Festival ao mês da Consciência Negra
Realizado entre os dias 6 e 10 de novembro, o evento conta com oficinas, roda de conversa e apresentações artísticas.Com o final do ano se aproximando, o coletivo Quizomba realiza a terceira e última edição do Festival de Culturas Tradicionais de 2024. Em comemoração ao mês da Consciência Negra, o evento ocorre entre os dias 6 e 10 de novembro e recebe apoio de diferentes entidades da Universidade Estadual de Londrina. Tal como as edições anteriores, o Festival conta com uma programação diversa, com oficinas, roda de conversa e apresentações artísticas de diferentes partes do Brasil.
Realizado a fim de enaltecer as tradições Nacionais e reunir manifestações artísticas ancestrais e contemporâneas – sobretudo referentes à população negra e indigena – o evento tem início nesta quarta-feira, às 19h, no Cine Teatro Ouro Verde. Com entrada gratuita, no dia os participantes poderão assistir ao cortejo maracatu do grupo Baque de Obá Kossô, falas a respeito da luta do movimento negro e a construção cultural na cidade, além do filme “Noite e Dia: Lima Barreto”, cuja equipe marca presença no Festival.
Nos dias seguintes são previstas demais atividades, como uma roda de conversa sobre ações afirmativas e culturas negras na sala de eventos do Centro de Letras e Ciências Humanas(CLCH) no dia 7 e oficinas de percussão e dança africana na Divisão de Artes Cênicas (DAC) nos dias 8 e 9. O encerramento ocorre a partir das 15h em frente à Vila Cultural com performances do Coletivo de dança Ballroom Londrina, da artista guineense Fanta Konatê, da DJ Sound Sisters e dos grupos Forró Malê e DJEMBEDON. Para o público infantil estarão presentes o palhaço e malabarista Poca Sombra e o Quizombinha, iniciativa do Coletivo Negro Dona Vilma Yá Mukumby que oferece uma oficina de confecção de máscaras africanas.
O Festival de Culturas Tradicionais é uma realização conjunta entre o Coletivo Quizomba, a Vila Cultural Alma Brasil, o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (NEAB) e a Casa de Cultura da UEL, e é fomentado pelo Programa Funarte de Apoio à Ações Continuadas.
O Coletivo Quizomba
Derivado do projeto de extensão da UEL “Quizomba: o samba e outros batuques”, o coletivo de mesmo nome é uma organização da sociedade civil, com fins culturais, que tem como foco as manifestações artísticas de matriz africana e indígena. Nesse sentido atua na sua preservação e democratização, além de promover o combate à intolerância e ao preconceito etino-racial por meio de tais manifestações.
Mais informações sobre a Organização, o Festival de Culturas Tradicionais e sua programação completa podem ser obtidas através do perfil do Instagram do Coletivo Quizomba Londrina.
*Estagiário de Jornalismo na COM/UEL.