Artes Cênicas promove semana para exposição de TCCs de alunos

Artes Cênicas promove semana para exposição de TCCs de alunos

Evento é aberto à comunidade acadêmica em geral

O curso de Artes Cênicas da UEL realizará a I Semana de Pesquisa em Artes da Cena. A abertura do evento ocorre no dia 26 de novembro às 10h30, na sala L1 do bloco do curso de artes cênicas no Centro de Educação Comunicação e Artes – CECA.

Nessa data, o evento contará com a palestra do pesquisador e egresso da UEL, Tiago Marques, que retorna à instituição para o lançamento do livro intitulado: “Palhaçaria atravessada pelas mídias – o clown tá on!”.

A SPAC é um evento de extensão que visa divulgar a produção teórica e prática de estudantes que estão para concluir o curso de Cênicas, e entre os dias 01 a 08 dezembro ocorrerão as apresentações dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) no campus da UEL e na Divisão de Artes Cênicas da UEL, localizada na Av. Celso Garcia Cid, 205 – Centro.

A participação é gratuita e a organização do evento é uma realização da Turma XXV de Artes Cênicas, sob a coordenação da professora Adriane Gomes do Departamento de Música e Teatro – MUT.

Autor e obra

Tiago Marques é bacharel em Artes Cênicas, formado pela Universidade Estadual de Londrina, mestre em Artes da Cena pela Universidade de Campinas – Unicamp, onde atualmente cursa doutorado. Sua formação traz alguns anos de pesquisa aliados à formação acadêmica, com incursões em oficinas, treinamentos, workshops e saídas de rua.

Além de seu trabalho solo, atuou com o grupo Plantão Sorriso, realizando visita aos hospitais de Londrina durante dez anos. Pesquisa o cômico desde 2008 e possui em seu repertório os espetáculos: “O MELHOR SHOW DO MUNDO… na minha opinião” (2013), que foi indicado ao Prêmio Gralha Azul em 2018 como melhor ator do Paraná; “In Concertina” (2016), com direção de Ricardo Puccetti, que realizou turnê europeia em 2017; “O AstroLábia” (2020), com direção de Adriane Gomes, estreado ao vivo e online, recebendo o prêmio Gralha Azul de melhor espetáculo do período pandêmico no estado do Paraná; e “O Carteiro” (2021), com direção de Ésio Magalhães, que contou com patrocínio do Prêmio Funarte de Apoio ao Espetáculo Circense 2020.

Seu mais recente espetáculo, “Ritalino e o Quinteto Incompleto” (2022), tem direção geral de Adriane Gomes e direção musical de Tonho Costa e foi realizado por meio do incentivo do Prêmio do Humor – A Seleção! Além da atuação nos palcos também está nos streamings musicais com suas canções de palhaço no EP “Desculpa qualquer coisa”.

Marques também é autor e atualmente se prepara para o lançamento de sua nova obra: “Palhaçaria atravessada pelas mídias – o Clown tá On!”, em que ele analisa o recente fenômeno das manifestações culturais das artes da cena nas plataformas virtuais, um movimento que fora acelerado pela pandemia de Covid-19. A pesquisa parte de indagações do próprio artista que se viu obrigado a produzir com mais afinco para o meio virtual durante o lockdown, algo novo mesmo para quem já estava habituado ao ambiente virtual. O livro tem prefácio de Grácia Navarro, artista, pesquisadora e professora do Departamento de Artes Cênicas, do Instituto de Artes da Unicamp.

A obra perpassa por definições acerca da arte do palhaço e tenta propor uma nova discussão sobre a palhaçaria intermediada por uma tela e apartada do encontro presencial. O estudo ilustrado no livro trata do atravessamento das mídias em nossas vidas cotidianamente e como isso tem ou pode ser refletido em nossas práticas artísticas, partindo do histórico da arte de agenciar as tecnologias. “É também sobre a palhaçada, em especial, aquela que se deu no momento pandêmico, mediada pelas telas”, conta o autor, que na pesquisa faz uma busca pela linguagem on-line e adentra nas possibilidades da mediação nesse tipo de atuação. Com leveza e uma poética própria, o autor relata a trajetória da linguagem da palhaçaria que formou a base para essa discussão. O livro ainda aborda as interferências que a vida cotidiana impactou dentro das esferas virtuais.

Além disso, Marques já tem publicado o livro infantil “Onde está o amor?” pela Editora Franco e a obra é uma parceria com o irmão Raul Marques.

Publicado em

É autorizada a livre circulação dos conteúdos desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, desde que citada a fonte.