Exposição fotográfica mostra olhar sobre as belezas e pesquisas na Amazônia
Exposição fotográfica mostra olhar sobre as belezas e pesquisas na Amazônia
“Ecos do Invisível”, no Campus Universitário, conduz para descoberta de sons, silêncios, águas, saberes e contrastes da florestaDe 15 de setembro a 30 de outubro, será exposta na Réplica da 1ª Catedral de Londrina, localizada no Campus Universitário da UEL, a exposição fotográfica “Ecos do Invisível”. O evento é realizado pelo Projeto CRITinfância e pela Vertigo Filmes e conta com a organização da professora Marta Regina Furlan, docente do Departamento de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPEdu) da UEL. As fotos têm a assinatura do jornalista e fotógrafo Luciano Schmeiske Pascoal.
A iniciativa nasceu da “Expedição Banho de Amazonas”, coordenada pela professora Marta Furlan. A expedição reuniu professores do Departamento de Educação, docentes e estudantes do PPEdu e profissionais de áreas afins em uma experiência formativa e imersiva realizada em uma base do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), localizada a cerca de 80 quilômetros de Manaus, sob a coordenação do pesquisador Niro Higuchi, representante do instituto.
O tema da exposição diz respeito àquilo que os olhos não conseguem enxergar, os sons, os detalhes, as vidas, os saberes e as histórias que a floresta guarda. “A mostra reúne em imagens parte das experiências, descobertas e sensibilidades vivenciadas na Amazônia, transformando a experiência da expedição em uma oportunidade de encontro com o público e de reflexão sobre a floresta, seus saberes, suas vidas e aquilo que muitas vezes permanece invisível aos nossos olhos”, explica a professora Marta Furlan.

Além desse olhar mais subjetivo, os visitantes da exposição poderão entrar em contato com o trabalho de pesquisa científica feito na Amazônia pelo Inpa, conforme diz Luciano Pascoal: “Mesclando imagens de cenários deslumbrantes e do cotidiano científico dentro da base do Inpa, a exposição quer provocar uma reflexão sobre a importância do trabalho científico desenvolvido há décadas em parceria com instituições de ensino e de pesquisa do mundo todo, mostrar que os professores da UEL estão empenhados em ampliar seus horizontes de atuação, mantendo contato com novas formas e experiências educacionais”, afirma.
Ainda segundo o fotógrafo, as viagens à Amazônia são fundamentais para ampliar percepções sobre diversidade cultural. “Nessa viagem, não apenas tivemos contato com as pesquisas, mas também com o meio ambiente, a música, a culinária, os costumes, a paisagem urbana de Manaus, seus odores e sua gente. Todas essas sensações compõem um amálgama único que define nossas identidades e brasilidades. Todo o trabalho com o qual tivemos contato tem o objetivo de provar que a floresta em pé é muito mais valiosa para o mundo do que um imenso pasto ou plantação”, defende.
Além das fotos, o visitante da exposição poderá apreciar um documentário de aproximadamente sete minutos produzido pela Vertigo Filmes, que mostra depoimentos dos participantes da “Expedição Banho de Amazonas”, mesclados com imagens do que Luciano Pascoal chama de verdadeira “aventura”.
Espírito crítico e desenvolvimento socioeconômico
O CRITinfância é um projeto integrado de Pesquisa e Extensão vinculado ao Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação, Infância e Teoria Crítica (GEPEITC/CNPq) articulado ao Departamento de Educação e ao PPEdu. Surgido no contexto da pandemia da Covid-19 em 2020, o projeto tem como proposta atribuir novos sentidos ao processo formativo voltado à primeira infância com vistas a desbarbarização do trabalho na Educação Infantil pela resistência e autorreflexão crítica e emancipatória do ensino. O CRITinfância também visa formar professores com um novo olhar sobre educação infantil, utilizando preceitos da Escola de Frankfurt, como a Teoria Crítica.
O Inpa realiza estudos científicos do meio físico e das condições de vida da região amazônica para promover o bem-estar humano e o desenvolvimento sócio-econômico regional, além de ser referência mundial em Biologia Tropical.




