Definida identidade visual do Vestibular 2021. Prova será aplicada dia 14 de março

Projeto foi elaborado por estudantes do curso de Design Gráfico em 2019 para o Vestibular 2020 e ficou em segundo lugar no concurso.

Reinaldo C. Zanardi

Agência UEL

“Confesso que a notícia me pegou de surpresa porque não estava esperando isso, mas fiquei muito feliz por terem escolhido nosso projeto”. A afirmação é do estudante Gabriel Ribeiro da Silva, do curso de Design Gráfico da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Gabriel Ribeiro da Silva, Aline Yuri Sato e Lauren Sampaio de Sales elaboraram uma proposta de identidade visual para o Vestibular 2021.

O projeto foi elaborado em 2019 para o Vestibular 2020 e ficou em segundo lugar no concurso realizado, todo ano, para escolher a identidade visual do vestibular. Neste ano, por causa da pandemia de COVID-19, causada pelo novo coronavírus, a seleção não foi realizada e optou-se pelo projeto vice-campeão do ano passado. “Para a gente, já foi muito bom. [ficar em segundo lugar] foi uma coisa muito legal, emocionante. Agora, eu fiquei mais feliz ainda que recebi a notícia, nosso projeto vai ser usado. Fiquei bem empolgado”, afirma Gabriel Ribeiro da Silva.

Provas do Vestibular 2021 serão aplicas em 14 de março (FOTO: Arquivo/COMUEL).

A professora Rosane Fonseca Martins, do Departamento de Design do Centro de Educação, Comunicação e Artes (CECA), afirma que a escolha da identidade visual do vestibular faz parte de um concurso interno, que existe desde 2003, com a participação dos estudantes do terceiro ano do curso de Design Gráfico. A iniciativa envolve os professores do curso e a Coordenadoria de Processos Seletivos (COPS). “Nós fazemos uma banca somente com os professores e, depois, uma banca com a COPS e aí vai para uma terceira fase, que é o público que seleciona.”

O público votante é composto por estudantes do terceiro ano do ensino médio do Colégio de Aplicação, vinculado à UEL, e de uma escola convidada. Também votam todos os alunos dos cursos de Design Gráfico e Design de Moda, vinculados ao Departamento de Design do CECA. Os finalistas fazem a defesa oral da proposta, em um evento geral, e os votantes recebem uma cédula para escolher a proposta que mais agrada. A votação elege do 1º ao 3º lugar. A professora Rosane de Freitas Martins, afirma que esse é um trabalho de pesquisa amplo. Confira o áudio.

Concepção – O grupo afirma que a proposta de identidade visual partiu da missão da UEL, da qual selecionaram “algumas palavras-chave, como: diversidade, autonomia e liberdade, usadas como base para o desenvolvimento do projeto”. Conforme os estudantes, para representar a natureza e a diversidade do Campus, foram escolhidas folhas das árvores recolhidas no calçadão e usadas como elemento conceitual e estético na elaboração do material de divulgação.

A identidade visual proposta, pelo grupo de Design Gráfico, utiliza três cores: vermelho, verde e azul. “O vermelho representa a arquitetura do Campus e a terra do lugar, que possui alguns desses tons espalhados pelos centros da Universidade. O verde representa a natureza do Campus e é a cor institucional. O azul, dentre alguns de seus significados, remete ao o conhecimento”, detalham os estudantes.

Folhas impressas nas artes foram coletadas de plantas encontradas no Calçadão da Universidade

Gabriel Ribeiro da Silva afirma que participar dessa seleção é diferente da participação de outros projetos desenvolvidos no curso, por ser complexo e demandar muita pesquisa. “É um projeto que motiva muito o pessoal, porque dá uma visibilidade maior. Esse projeto é para um cliente de verdade, para ter experiência e lidar com o mercado”, destaca o estudante. “O Vestibular é uma coisa muito importante. É um desafio que nos motiva mais”.

A estudante Aline Yuri Sato disse que também ficou surpresa com a notícia do projeto elaborado ano passado para ser usado no vestibular 2021. “Devido às circunstâncias da pandemia, não sabia como iria funcionar o Vestibular esse ano, e se, iria funcionar. Foi animador saber que o nosso projeto seria realmente aplicado”, afirma ela. “Foi um projeto desenvolvido para um contexto diferente”. Aline Yuri Sato lembra que a proposta foi elaborada com um enfoque maior em cartazes físicos e, agora, sua divulgação será realizada principalmente nos meios digitais.

“A ideia dos três cartazes foi desenvolvida pensando neles espalhados pelos locais, funcionando de maneira independente e complementar”. Segundo ela, as folhas representadas nos cartazes procuram uma aproximação com o Campus, elemento de muita identidade da UEL. “Essas folhas foram coletadas de diversas plantas encontradas pelo calçadão da Universidade, e depois no laboratório de gravura do Departamento de Artes foram ‘carimbadas’ no papel”.