Projeto de IEES paranaenses recebe financiamento de Embaixada dos EUA

Projeto de IEES paranaenses recebe financiamento de Embaixada dos EUA

Além da UEL, participam a Universidade Estadual de Maringá (UEM) e a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).

O projeto Content and Language Integrated Learning (CLIL) and Technologies for teachers in Paraná está recebendo financiamento do Relo Office – Escritório Regional de programas de Língua Inglesa, da Embaixada dos EUA no Brasil, para a formação de professores de inglês. O projeto é uma parceria entre três universidades do estado, além da UEL, a Universidade Estadual de Maringá (UEM) e a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), campus de Pato Branco.

Pela UEL, o projeto é coordenado pela professora Michele Salles El Kadri, do Departamento de Letras Estrangeiras Modernas (LEM) e coordenadora do Mestrado Profissional em Letras Estrangeiras Modernas (MEPLEM), do Centro de Letras e Ciências Humanas (CCH). Ela explica que o financiamento consiste em bancar professor norte-americano para as aulas, por meio do Virtual English Language Specialist Program.  “O Programa prevê a parceria de professores americanos em propostas colaborativas voltadas ao ensino de tópicos pertinentes ao ensino de língua inglesa”, explica Michele EL Kadri.

Conforme a professora, os professores norte-americanos são profissionais doutores com experiência em TESOL, ensino de inglês para falantes de outras línguas, que são selecionados pelo Relo Office. “A contribuição desses profissionais é a participação online em conferências, aulas, projetos, workshops ou colaboração no desenvolvimento de currículo”. As aulas serão realizadas durante cinco semanas nos meses de setembro e outubro, com carga horária de 20 horas.

Projeto, que reforça a internacionalização das IEES, tem apoio da ARI (UEL) e do Escritório de Cooperação Internacional (UEM)

Professores – O público-alvo da proposta são professores em formação inicial do curso de Letras, com habilitação em língua inglesa das três universidades parceiras e professores em serviço. “Nesta proposta, as três instituições trabalharão com a professora Maria Dantas- Whitney, coordenadora do Bilingual Teachers Scholars Program da Western Oregon University (USA)”, comenta a professora. A proposta tem apoio da Assessoria de Relações Internacionais (ARI) da UEL e do Escritório de Cooperação Internacional da UEM. 

Michele El Kadri destaca a abordagem do curso, integra a aprendizagem de língua com conteúdo, uma realidade que muitos professores vão encontrar na sua atuação profissional e que é adotada por muitas escolas bilíngues. “Essa proposta é bem relevante para nós do curso de Letras da UEL, porque além de propiciar momentos de aprendizagem linguística entre professores de outras instituições, colabora para a formação de uma comunidade de prática”.

A professora Taísa Passoni, da UTFPR, afirma que a iniciativa é muito importante e cita duas dimensões. “Pensando o processo de internacionalização das universidades e, também, pensando na criação de redes, porque a gente está criando parcerias institucionais”, afirma. “Além de ser um espaço bacana para os próprios alunos interagirem. Teremos alunos das três instituições fazendo esses cursos, criando uma comunidade de professores de língua inglesa do estado do Paraná”.

A assessora do Escritório de Cooperação Internacional da UEM, a professora Sandra Schiavi, enfatiza o papel desse projeto na perspectiva da internacionalização da Universidade, aspecto necessário para a projeção do cenário universitário brasileiro em todo o mundo. “Embora pareça uma coisa pontual, [de ensino] de língua, é uma ação que tem uma importância institucional muito grande”.

ARI – O professor Fábio Pitta, assessor de Relações Internacionais da UEL, afirma que o projeto Content and Language Integrated Learning (CLIL) and Technologies for teachers in Paraná tem apoio da ARI, por ser uma proposta muito interessante. “O ensino e a compreensão de outra língua são um dos pilares da internacionalização. O financiamento da Embaixada americana e o caráter multicêntrico do projeto  confirmam a importância dessa iniciativa, fundamental para a diminuição das barreiras na internalização do estudo”.

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