Programa de Formação Complementar comemora 10 anos com lançamento de livro

Programa de Formação Complementar comemora 10 anos com lançamento de livro

Professores do CCB são os organizadores do livro “Temas de Neurociências”, em formato eletrônico, publicado pela editora Scienza.

Os professores José Luciano Tavares da Silva (Departamento de Ciências Fisiológicas) e Josiane Cecília Luzia (Departamento de Psicologia Geral e Análise do Comportamento) – Centro de Ciências Biológicas (CCB) – são os organizadores do livro “Temas de Neurociências”, em formato eletrônico, publicado pela editora Scienza e disponibilizado a todos os interessados.

A obra marca os 10 anos do Programa de Formação Complementar “Temas em Neurociências”, coordenado pelo professor José Luciano, e que conta com a participação de diversos professores colaboradores, de vários departamentos da UEL e de outras instituições. Entre eles a professora Josiane, que também organiza a obra e participa desde o início do projeto.

O Programa já gerou 215 palestras e formou grupos de estudos de cerca de 50 temas diferentes, num total de aproximadamente 1300 participantes inscritos. Podem participar estudantes de qualquer área do conhecimento. Quem tem 100% de frequência recebe certificado pela Pró-reitoria de Graduação (PROGRAD) e a assiduidade também credencia o participante a mergulhar em estudos mais aprofundados, inclusive com professor orientador e novo certificado.

(Divulgação)

Na avaliação do professor José Luciano, o número crescente de interessados, não só de estudantes e profissionais das áreas de Saúde e Biológicas, mas também de outras, como Educação, demonstra a importância do conhecimento das Neurociências. Daí a relevância do Programa, que ajuda a disseminar a Ciência não apenas no meio acadêmico e especialistas, mas a toda a sociedade. Assim, cumpre o papel da Universidade de atuar no ensino, nas pesquisa e na extensão.

Obra – O livro é lançado exatamente dentro desta perspectiva, reunindo alguns dos conteúdos abordados por seus colaboradores que, dentro de suas áreas de conhecimento, ministraram palestras, orientaram grupos de estudos ou ambos ao longo desta última década. A obra apresenta três seções: “Teoria e Neurociências”, “Processos Básicos em Neurociências” e “Aspectos Clínicos em Neurociências”. São 22 autores, de três estados e diferentes áreas e formações, como Psicologia, Ciências Fisiológicas, Saúde Coletiva, Ciências Médicas, Educação e Letras.

Os temas são igualmente variados, como a evolução do sistema nervoso; os chamados “neuromitos” (senso comum); paranormalidade; Neurociências e Física Quântica; dependência química; dislexia; dor aguda e crônica; e possíveis alterações presentes em criminosos. O primeiro capítulo é dedicado a apresentar o próprio Programa.         

Uma curiosidade: no alto da capa do livro aparecem hieróglifos egípcios que significam “cérebro” e que são o logotipo do Programa, criado pela professora Maria Luiza Cleto Dal Col, colaboradora do Programa. O último dos hieróglifos lembra um mouse… será? O professor José Luciano acha engraçada a semelhança mas garante que é apenas coincidência.

O livro está disponível para download gratuitamente – Temas de Neurociências.

Leia também