Programa: formação continuada para profissionais do esporte

Podem participar treinadores e professores de educação física que atuam na formação esportiva, em clubes, confederações, federações, associações, academias e outros.

Oferecer formação continuada e atualização de conhecimentos aos profissionais que atuam no âmbito esportivo, almejando a busca e o estímulo no desenvolvimento dos esportes, a partir dos princípios gerais da formação de treinadores e as correspondentes estratégias de treinos, metodologias e aprimoramento das competências exigidas nesta área. Esse é o principal objetivo do curso Formação Continuada em Esportes.

O professor Hélcio Rossi Gonçalves, do Departamento de Ciências do Esporte, do Centro de Educação Física e Esporte (CEFE), explica que essa atividade integra as ações de um Programa de Atendimento à Sociedade (PAS), que envolve a Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Sociedade (PROEX)  e a Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da UEL (FAUEL). O curso Formação Continuada em Esportes será realizado entre os dias 7 e 21 de novembro. As inscrições podem ser feitas até o dia 4 de novembro – AQUI.

Público – A atividade, realizada em parceria com o programa Escola do Esporte do Governo do Paraná, é voltada para treinadores e professores de educação física que atuam na formação esportiva, por exemplo, em clubes, confederações, federações, associações, academias, secretarias de esportes e escolas. “O curso oferecido é de forma gratuita e será totalmente a distância, em diferentes datas”, comenta o professor Hélcio Rossi Gonçalves, que detalha o conteúdo do curso. Confira o áudio.

O professor ressalta que é preciso oferecer atividades na perspectiva da formação continuada para os profissionais que atuam no âmbito esportivo, para que – assim – possam conhecer novas metodologias, aprimorem seus treinos e que entendam as competências que são exigidas de um treinador. “Nosso programa tem basicamente esse objetivo, o de capacitar esses treinadores e professores que atendem crianças e adolescentes”.