Grupo de pesquisa ministra curso na Secretaria de Educação do Rio de Janeiro

Participam dos módulos professores de inglês das escolas municipais e professores que atuam no Projeto Rio Bilíngue.

Integrantes do grupo de pesquisa Formação de Professores e Ensino de línguas para Crianças (FELICE – CAPES/ CNPq), vinculado ao Centro de Letras e Ciências Humanas (CCH), ministrarão curso para integrantes do Projeto Rio Bilíngue, da Secretaria de Educação do Município do Rio de Janeiro. As atividades vão até o mês de dezembro, em sete módulos. O primeiro módulo foi realizado na última sexta-feira.

O curso é ministrado pela professora Juliana Reichert Assunção Tonelli, do Departamento de Letras Estrangeiras Modernas, e pelas estudantes do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem, as professoras Gabrielli Magiolo, Letícia Vidotti dos Santos e o professor Otto Ferreira. Conforme a professora Juliana Tonelli, o curso trata sobre o uso de gêneros textuais no ensino de línguas adicionais para crianças pequenas.

(FOTO: Arquivo pessoal)

Participam dos módulos professores de inglês das escolas municipais do Rio de Janeiro, em turmas do ensino fundamental I (1º ao 5º ano) e também professores que atuam no ensino infantil e fundamental I do projeto Rio Bilíngue. “A proposta tem como finalidade oferecer formação continuada para professores desses segmentos, contribuindo para implementação e/ou manutenção de um ensino contextualizado e significativo da língua para as crianças,” destaca comunicado da Secretaria de Educação do Município do Rio de Janeiro.

A UEL é referência na formação de professor de inglês para crianças pequenas. Juliana Tonelli, afirma que além da Secretaria de Educação do Rio de Janeiro, a Universidade tem sido consultada pela Universidade Estadual de Goiás (UEG), Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Universidade do Estado do Mato Grasso (UNEMAT) e a Universidade Federal de Viçosa (UFV). No dia 23 de setembro, a Agência UEL de Notícias publicou reportagem sobre esse tema. Confira abaixo.