Grupo de pesquisa ministra curso na Secretaria de Educação do Rio de Janeiro

Grupo de pesquisa ministra curso na Secretaria de Educação do Rio de Janeiro

Participam dos módulos professores de inglês das escolas municipais e professores que atuam no Projeto Rio Bilíngue.

Integrantes do grupo de pesquisa Formação de Professores e Ensino de línguas para Crianças (FELICE – CAPES/ CNPq), vinculado ao Centro de Letras e Ciências Humanas (CCH), ministrarão curso para integrantes do Projeto Rio Bilíngue, da Secretaria de Educação do Município do Rio de Janeiro. As atividades vão até o mês de dezembro, em sete módulos. O primeiro módulo foi realizado na última sexta-feira.

O curso é ministrado pela professora Juliana Reichert Assunção Tonelli, do Departamento de Letras Estrangeiras Modernas, e pelas estudantes do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem, as professoras Gabrielli Magiolo, Letícia Vidotti dos Santos e o professor Otto Ferreira. Conforme a professora Juliana Tonelli, o curso trata sobre o uso de gêneros textuais no ensino de línguas adicionais para crianças pequenas. 

(FOTO: Arquivo pessoal)

Participam dos módulos professores de inglês das escolas municipais do Rio de Janeiro, em turmas do ensino fundamental I (1º ao 5º ano) e também professores que atuam no ensino infantil e fundamental I do projeto Rio Bilíngue. “A proposta tem como finalidade oferecer formação continuada para professores desses segmentos, contribuindo para implementação e/ou manutenção de um ensino contextualizado e significativo da língua para as crianças,” destaca comunicado da Secretaria de Educação do Município do Rio de Janeiro.

A UEL é referência na formação de professor de inglês para crianças pequenas. Juliana Tonelli, afirma que além da Secretaria de Educação do Rio de Janeiro, a Universidade tem sido consultada pela Universidade Estadual de Goiás (UEG), Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Universidade do Estado do Mato Grasso (UNEMAT) e a Universidade Federal de Viçosa (UFV). No dia 23 de setembro, a Agência UEL de Notícias publicou reportagem sobre esse tema. Confira abaixo.

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