Professores da UEL participam de painéis da SETI sobre Inteligência Artificial

Professores da UEL participam de painéis da SETI sobre Inteligência Artificial

Os painéis serão transmitidos ao vivo, sempre a partir das 19 horas, no período de 16 a 23 de outubro.

Professores da UEL participam como convidados de pelo menos dois painéis online que serão realizados a partir desta sexta-feira (16), uma iniciativa da Superintendência de Ensino Superior, Ciência e Tecnologia (SETI), com foco no tema Inteligência Artificial (IA) e ecossistemas digitais para inovação, como programação do Mês Nacional da Ciência, Tecnologia e Inovações. Os painéis serão transmitidos ao vivo, sempre a partir das 19 horas, no período de 16 a 23 de outubro – Paraná promove Semana de Ciência e Tecnologia.

A programação completa pode ser conferida AQUI. Os eventos serão transmitidos pelo canal da UVPR no YouTube (links no site do evento). Todos os participantes contarão com a emissão de certificados.

(Divulgação)

A professora Cristianne Cordeiro Nascimento, diretora de Planejamento e Integração Acadêmica, da Pró-reitoria de Planejamento (PROPLAN), participa na segunda-feira (19) do painel “A inteligência artificial e seus impactos no agronegócio paranaense”, com mediação de Paulo Renato Parreira.
Depois disso, dois representantes da Universidade são convidados para o debate virtual “Desafios e Impacto da Inteligência Artificial na Saúde e Bem-Estar”, no dia 22 de outubro, também a partir das 19 horas. O painel será mediado pela professora Daniela Frizon Alfieri, do Departamento de Ciências Farmacêutica, com a participação também do professor Sylvio Barbon Junior, do Departamento de Ciências da Computação.

De acordo com a SETI, o objetivo é promover ações e iniciativas de IA desenvolvidas no território paranaense, especialmente por professores e pesquisadores das universidades estaduais. “A Inteligência Artificial pode proporcionar ganhos na promoção da competitividade e no aumento da produtividade paranaense, assim como na prestação de serviços públicos”, afirma o superintendente da Seti, Aldo Nelson Bona, relacionando a IA à “melhoria da qualidade de vida das pessoas e redução das desigualdades sociais”.

A série de eventos conta com a parceria da Universidade Virtual do Paraná (UVPR), rede de Educação a Distância do Estado, que reúne os centros de EaD das instituições estaduais de ensino superior para o desenvolvimento de projetos e cursos com o pensamento na educação transformadora; e do Paraná Inteligência Artificial (PIÁ), plataforma do Governo do Estado, que visa desburocratizar, simplificar e tornar os serviços públicos mais acessíveis aos cidadãos. (Com informações da SETI).

Serviço

Série de Eventos Online – Diálogos sobre Inteligência Artificial: construindo ecossistemas digitais para inovação no Paraná.

16 a 23 de outubro de 2020, às 19 horas (diariamente).

Programação e transmissão – ACESSE AQUI.  

Leia também

Governo do PR implementa oficialmente Agência de Desenvolvimento Regional na UEL

O governo do estado, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI), implementou oficialmente nesta quarta-feira (29) a Agência de Inovação para o Desenvolvimento Regional Sustentável (Ageuni) que terá a função de apoiar iniciativas demandadas pela sociedade, estimulando  desenvolvimento regional a partir do conhecimento produzido pela Universidade. A Ageuni funcionará junto à […]


UEL abre edital para contratação de técnicos por meio de Processo Seletivo

A UEL lançou o edital (PRORH 043/2023) para contratação de técnicos em laboratório em Processo Seletivo Simplificado (PSS). São duas (2) vagas: Laboratório de Nutrição e Dietética, e Radiojornalismo e Telejornalismo, ambas para jornada de 40 horas semanais.Para o primeiro, o candidato deve ter concluído Ensino Pós-Médio ou Curso Profissionalizante e Registro no Conselho Regional […]


Pesquisa analisa inserção de haitianos no território paranaense por meio do trabalho

Todos os dias, o Paraná recebe imigrantes de diversos lugares do mundo. Seja por catástrofes ambientais ou dificuldades econômicas e/ou sociais, o objetivo de quem deixa o país de origem é sempre o mesmo: conseguir melhores condições de vida. Buscando avaliar o sucesso desse propósito, a tese do doutorando Lineker Alan Gabriel Nunes investigou como […]


Livro homenageia professora e pesquisadora de Estudos da Linguagem

A professora Esther Gomes de Oliveira (Departamento de Letras Vernáculas e Clássicas/CLCH) foi homenageada por outros professores, pesquisadores e ex-orientandos com a publicação do livro “Dimensões e materialidades da argumentação: homenagem a Esther Gomes de Oliveira” (editora Pontes, Campinas/SP). Organizada pelos professores Lolyane Cristina Guerreiro de Oliveira, Roberta Maria Garcia Blasque, Antonio Lemes Guerra Junior […]