Professores da UEL participam de painéis da SETI sobre Inteligência Artificial

Os painéis serão transmitidos ao vivo, sempre a partir das 19 horas, no período de 16 a 23 de outubro.

Professores da UEL participam como convidados de pelo menos dois painéis online que serão realizados a partir desta sexta-feira (16), uma iniciativa da Superintendência de Ensino Superior, Ciência e Tecnologia (SETI), com foco no tema Inteligência Artificial (IA) e ecossistemas digitais para inovação, como programação do Mês Nacional da Ciência, Tecnologia e Inovações. Os painéis serão transmitidos ao vivo, sempre a partir das 19 horas, no período de 16 a 23 de outubro – Paraná promove Semana de Ciência e Tecnologia.

A programação completa pode ser conferida AQUI. Os eventos serão transmitidos pelo canal da UVPR no YouTube (links no site do evento). Todos os participantes contarão com a emissão de certificados.

(Divulgação)

A professora Cristianne Cordeiro Nascimento, diretora de Planejamento e Integração Acadêmica, da Pró-reitoria de Planejamento (PROPLAN), participa na segunda-feira (19) do painel “A inteligência artificial e seus impactos no agronegócio paranaense”, com mediação de Paulo Renato Parreira.
Depois disso, dois representantes da Universidade são convidados para o debate virtual “Desafios e Impacto da Inteligência Artificial na Saúde e Bem-Estar”, no dia 22 de outubro, também a partir das 19 horas. O painel será mediado pela professora Daniela Frizon Alfieri, do Departamento de Ciências Farmacêutica, com a participação também do professor Sylvio Barbon Junior, do Departamento de Ciências da Computação.

De acordo com a SETI, o objetivo é promover ações e iniciativas de IA desenvolvidas no território paranaense, especialmente por professores e pesquisadores das universidades estaduais. “A Inteligência Artificial pode proporcionar ganhos na promoção da competitividade e no aumento da produtividade paranaense, assim como na prestação de serviços públicos”, afirma o superintendente da Seti, Aldo Nelson Bona, relacionando a IA à “melhoria da qualidade de vida das pessoas e redução das desigualdades sociais”.

A série de eventos conta com a parceria da Universidade Virtual do Paraná (UVPR), rede de Educação a Distância do Estado, que reúne os centros de EaD das instituições estaduais de ensino superior para o desenvolvimento de projetos e cursos com o pensamento na educação transformadora; e do Paraná Inteligência Artificial (PIÁ), plataforma do Governo do Estado, que visa desburocratizar, simplificar e tornar os serviços públicos mais acessíveis aos cidadãos. (Com informações da SETI).

Serviço

Série de Eventos Online – Diálogos sobre Inteligência Artificial: construindo ecossistemas digitais para inovação no Paraná.

16 a 23 de outubro de 2020, às 19 horas (diariamente).

Programação e transmissão – ACESSE AQUI.