Abertas inscrições para Residência em cinco especialidades odontológicas

Abertas inscrições para Residência em cinco especialidades odontológicas

Trata-se de curso lato sensu na forma de treinamento em serviço de saúde. O Edital 046/2020 regulamenta as regras de ingresso.

Estão abertas até 19 de novembro as inscrições para os cursos de pós-graduação em Residência em Dentística, Periodontia, Prótese Dentária, Radiologia Odontológica e Imaginologia, e Odontopediatria. Trata-se de curso lato sensu na forma de treinamento em serviço de saúde. Podem se candidatar à residência, odontólogos ou cirurgiões-dentistas formados em cursos de Odontologia, reconhecidos pelo Ministério da Educação. Além disso, odontólogos com diploma estrangeiro revalidado no Brasil.

O edital 046/2020 regulamenta as regras de ingresso. “O programa de atividades práticas consistirá na observação e realização de procedimentos específicos de cada especialidade [da residência]. A ênfase nas especialidades tem por objetivo permitir treinamento e prática clínica na área, sem, entretanto, ter a finalidade de formar, nem titular um especialista na área”, destaca o edital que pode ser conferido, na íntegra, AQUI.

Ao todo, a residência nas especialidades odontológicas – vinculada ao Centro de Ciências da Saúde (CCS) da UEL – oferece 11 vagas, sendo duas para essas especialidades: Dentística, Periodontia, Prótese Dentária, Radiologia Odontológica e Imaginologia; e três vagas para Odontopediatria. O curso para todas essas especialidades tem duração de dois anos.

O cronograma prevê a divulgação da relação dos candidatos homologados no dia 26 de novembro. O resultado da primeira fase e a convocação para entrevista será divulgado no dia 2 de dezembro. A classificação final está prevista pra o dia 16 de dezembro. As matrículas serão feitas pela internet em fevereiro de 2021.

Conforme o edital, por causa da pandemia de COVID-19 causada pelo novo coronavírus, parte do processo seletivo será realizado de forma remota, ou seja, a distância. A seleção consiste em dias fases. A primeira é composta por carta de apresentação, formulário de entrevista e aptidão pessoal e análise de currículo com os documentos previstos no edital. A segunda fase consiste em entrevista e aptidão pessoal.

Inscrição – Os interessados devem efetivar sua inscrição pelo site da Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PROPPG). Para ter acesso ao formulário, clique AQUI. A taxa é de R$ 323,00. Há previsão de isenção da taxa de inscrição em três casos: a) candidato inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico); b) candidato doador de sangue e c) eleitores convocados pela Justiça Eleitoral, que tenham prestado serviço por, no mínimo, dois eventos eleitorais.

Leia também