Vestibular 2021 da UEL registra 27.432 candidatos, aumento de 20% em relação ao processo anterior

Provas dia 14 de março, a partir das 14 horas, com cinco horas de duração, uma hora a mais comparado aos Vestibulares anteriores.

As alterações promovidas pela UEL no modelo do Vestibular 2021, em virtude da pandemia do novo Coronavírus, provocaram um aumento de mais de 20% no total de inscritos em relação ao ano passado, quando 22.601 estudantes fizeram a primeira fase do concurso. Terminadas as inscrições no último dia 30, a Coordenadoria de Processos Seletivos (COPS) contabilizou um total de 27.432 candidatos para o Vestibular que será realizado em 14 de março, em fase única e seguindo todo o protocolo de segurança -distanciamento social, uso de máscara e reforço de higienização das mãos.

A coordenadora da COPS, professora Sandra Garcia, acredita que o aumento se deve ao fato do Vestibular não bater com nenhuma outra Universidade. Pesou também o fato do concurso ter sido centralizado em um único dia, além do bom desempenho da UEL nas avaliações externas, tanto nacionais como internacionais que atestam boa qualidade de ensino. A professora explica que o total de candidatos pode variar nos próximos dias a partir das últimas confirmações do pagamento de inscrição pela rede bancária. De acordo com o edital, o candidato tinha até 3 de novembro para recolher a inscrição.

Prova será em um único dia – 14 de março de 2021 – somente em Londrina, seguindo protocolo de segurança para evitar contaminação pelo coronavírus (FOTOS: Arquivo/COMUEL)

Semelhante ao ano passado os cursos mais concorridos foram Medicina, com 11.500 inscritos; Psicologia (1.289) e Direito Matutino (1.158). Nos próximos dias a Cops deverá divulgar a relação candidato/vaga oficial, considerando o total de inscritos pelo Sistema Universal, Cotas Negros/escola pública; Cotas de estudantes escola pública e de negros independentemente do percurso acadêmico.

A professora lembra que o modelo definido para o Vestibular 2021, aprovado pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) da UEL, valerá somente para este concurso, considerando a necessidade de garantir a segurança dos candidatos. As salas deverão conter menos estudantes, daí a necessidade de realização em um só dia. Essa logística vai exigir a contratação de um maior número de pessoas para atuar na aplicação, fiscalização e apoio do concurso.

Provas – Neste vestibular os candidatos farão duas provas no mesmo dia. Uma de Conhecimentos, com 50 questões e a outra de Redação, com tema único. A Prova de Conhecimentos será dividida em Conhecimentos Gerais (36 questões), Língua Portuguesa e Literatura (10 questões) e Língua Estrangeira (4 questões) – Inglês, Espanhol ou Francês.

A coordenadora da COPS explica ainda que cada questão da Prova de Conhecimentos  tem o valor de 1,5. “O candidato tem que obter no mínimo 26% da pontuação do total de questões e não zerar em nenhuma das partes da prova de Conhecimentos”, explica Sandra.

Com cinco horas de duração, uma hora a mais comparado aos Vestibulares anteriores, a prova começa a partir das 14 horas. O resultado final do Vestibular 2021 sai em 30 de abril de 2021, quando será divulgada a lista dos aprovados em 1ª convocação no portal da COPS.

Vagas – São ofertadas 2.564 vagas em 52 cursos de graduação. Outras 581 serão oferecidas por meio do Sistema de Seleção Unificada (SISU), totalizando 3.145 vagas para o próximo ano. Acesse o Manual do Candidato – Vestibular 2021 para mais informações.

Vestibular 2021 da UEL

Provas: 14 de março, a partir das 14 horas, com cinco horas de duração.

Resultado: Dia 30 de abril, no site da COPS.