Mestre em Engenharia pela UEL é indicado a prêmios por dissertação

Mestre em Engenharia pela UEL é indicado a prêmios por dissertação

Nesta quinta-feira, dia 12, às 16 horas, os finalistas de cada categoria farão uma apresentação remota para o público, que elegerá o melhor trabalho.

O engenheiro e professor Arthur Felipe Echs Lucena, Mestre em Engenharia Civil pela UEL (2019), teve sua dissertação de Mestrado, intitulada “Desenvolvimento de recursos baseados em jogos e realidade virtual para capacitação em segurança do trabalho de gestores da construção civil”, indicada a finalista do 23º Prêmio CBIC (Câmara Brasileira da Indústria da Construção) de Inovação e Sustentabilidade. Arthur concorre na categoria Pesquisa Acadêmica.

Oferecido em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Nacional), o Prêmio reconhece, premia e divulga soluções relacionadas à tecnologia e gestão da produção e à sustentabilidade dos empreendimentos de construção civil. Arthur desenvolveu um Simulador que utiliza de modo conjugado a tecnologia de realidade virtual e os recursos de engajamento e motivação do universo dos jogos. Com ele, realiza treinamentos para aperfeiçoar as habilidades do usuário em relação à identificação e mitigação de perigos no ambiente de trabalho da construção civil.

Professora Fernanda Saffaro e Arthur Felipe Echs Lucena em entrevista ao Jornal Notícia (FOTO: Arquivo/COM/UEL).

Nesta quinta-feira, dia 12, às 16 horas, os finalistas de cada categoria farão uma apresentação remota para o público, que elegerá o melhor trabalho. O seminário virtual ficará gravado no site da CBIC para que outros possam assisti-lo e votar, até o dia 26 de novembro.

Indicações – Ser indicado a prêmios não é uma novidade para o pesquisador. Ano passado, ainda mestrando, ele  ganhou um prêmio de melhor artigo no Simpósio Brasileiro de Tecnologia da Informação e Comunicação, o mais importante evento científico da área no Brasil, apresentando sua pesquisa em andamento, tendo sido destaque até pela Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI).

 Arthur também foi finalista no 1º Prêmio Conenx de Trabalhos Acadêmicos, na categoria Dissertação (2020). O Prêmio é uma iniciativa do Grupo de Pesquisa e Assessoria em Gerenciamento da Construção Civil da Universidade Federal do Ceará (GERCON/UFC), e tem como objetivo principal de divulgar pesquisas científicas na área de gestão da construção a fim de aproximar os estudos acadêmicos à iniciativa privada.

Leia também

Governo do PR implementa oficialmente Agência de Desenvolvimento Regional na UEL

O governo do estado, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI), implementou oficialmente nesta quarta-feira (29) a Agência de Inovação para o Desenvolvimento Regional Sustentável (Ageuni) que terá a função de apoiar iniciativas demandadas pela sociedade, estimulando  desenvolvimento regional a partir do conhecimento produzido pela Universidade. A Ageuni funcionará junto à […]


UEL abre edital para contratação de técnicos por meio de Processo Seletivo

A UEL lançou o edital (PRORH 043/2023) para contratação de técnicos em laboratório em Processo Seletivo Simplificado (PSS). São duas (2) vagas: Laboratório de Nutrição e Dietética, e Radiojornalismo e Telejornalismo, ambas para jornada de 40 horas semanais.Para o primeiro, o candidato deve ter concluído Ensino Pós-Médio ou Curso Profissionalizante e Registro no Conselho Regional […]


Pesquisa analisa inserção de haitianos no território paranaense por meio do trabalho

Todos os dias, o Paraná recebe imigrantes de diversos lugares do mundo. Seja por catástrofes ambientais ou dificuldades econômicas e/ou sociais, o objetivo de quem deixa o país de origem é sempre o mesmo: conseguir melhores condições de vida. Buscando avaliar o sucesso desse propósito, a tese do doutorando Lineker Alan Gabriel Nunes investigou como […]


Livro homenageia professora e pesquisadora de Estudos da Linguagem

A professora Esther Gomes de Oliveira (Departamento de Letras Vernáculas e Clássicas/CLCH) foi homenageada por outros professores, pesquisadores e ex-orientandos com a publicação do livro “Dimensões e materialidades da argumentação: homenagem a Esther Gomes de Oliveira” (editora Pontes, Campinas/SP). Organizada pelos professores Lolyane Cristina Guerreiro de Oliveira, Roberta Maria Garcia Blasque, Antonio Lemes Guerra Junior […]