Minicurso descomplica inglês para Vestibular da UEL

Com duração de 30 horas, divididas entre aulas teóricas e atividades práticas.

O Departamento de Letras Estrangeiras Modernas (LEM) realiza, entre 16 de novembro e 26 de fevereiro, um minicurso de leitura em língua inglesa para o vestibular. É o “Descomplica aí: inglês para o Vestibular”.

É a primeira vez que está sendo ofertado e o objetivo é expandir a habilidade de compreensão dos textos cobrados no vestibular. Conforme explica a professora Lilian Kemmer Chimentão (LEM), o minicurso parte de questões do vestibular, analisadas, para identificar quais gêneros textuais costumam aparecer nas provas. “Mas, principalmente, as habilidades de leitura solicitadas no Manual do Candidato”, acrescenta.

São várias as habilidades: localizar e interpretar informações em um texto; sintetizar sua ideia principal; distinguir a ideia principal de detalhes; fazer inferências lógicas; compreender a organização textual; estabelecer relações entre diferentes partes do texto; identificar, distinguir e interpretar recursos e segmentos do texto que sustentam a argumentação; conjugar a leitura de texto verbal e não verbal; identificar conteúdo, sequência de eventos e procedimentos; e identificar ideias no texto e relações entre elas, como, por exemplo, probabilidade, solução, causa e efeito.

Pensado inicialmente para os alunos do Cursinho Especial Pré-Vestibular da UEL (CEPV), o curso foi aberto a estudantes de toda a rede pública. “O foco é oferecer oportunidade de complementação dos estudos para concorrer à vaga de vestibular aos menos favorecidos, ou seja, alunos da rede pública de ensino”, explica a professora Lilian. Se houver vagas, serão abertas ao público geral.

O minicurso será online e com duração de 30 horas, divididas entre aulas teóricas e atividades práticas, que incluem exercícios com questões do vestibular. O interessado pode optar pelo horário mais adequado à sua rotina, com a disponibilidade de cinco turmas para a escolha. O minicurso será ministrado via Meet, com turmas de 25 alunos. O link será encaminhado por e-mail aos inscritos.

O curso garante certificado e está com inscrições gratuitas abertas pelo link – AQUI

Cartaz de divulgação