Serviço de Vigilância acompanha condição de saúde do servidor da UEL

Disponível no Portal do Servidor, formulário auxilia no monitoramento da comunidade universitária.

Um instrumento de pesquisa que acompanha diariamente a saúde dos trabalhadores – técnicos e professores – da UEL. É o formulário que está disponível no Portal do Servidor e consta do Plano de Contingenciamento COVID UEL. A recomendação da administração é que o formulário seja preenchido diariamente. “Independentemente de sua situação de saúde”, destaca a professora Elisa Tanaka Carloto, diretora de Avaliação e Informação Institucional, da Pró-Reitoria de Planejamento (PROPLAN).

Ela explica que um membro do setor (professor ou técnico) deve preencher o formulário apontando informações como sintomas da COVID-19 (tosse, febre, perda de olfato e/ou de paladar, dor muscular ou dificuldade de respirar); também há o atendimento (presencial ou telemedicina); contato direto com pessoa com diagnóstico confirmado nas últimas duas semanas e falta ao trabalho. O formulário está disponível no Portal do Servidor e deve ser disponibilizado no APP UEL, que pode ser rodado nos celulares tanto para sistema operacional Android quanto IOS.

Serviço de Vigilância – A professora Elisa afirma que em caso de resposta positiva a algum dos questionamentos, é necessário informar o nome e o telefone do servidor para que o Serviço de Vigilância, por meio de médicos e técnicos, entre em contato com o funcionário. “Se necessário, farão orientações, encaminhamento e demais providências”, afirma a professora. “O objetivo é proporcionar orientação ao servidor, monitoramento e acompanhamento diário dos setores, evitando possíveis surtos da COVID- 19 no Campus”.

O Serviço de Vigilância da UEL está integrado aos serviços municipais de saúde que receberão os servidores encaminhados e repassarão as informações do andamento dos casos. “Essa integração é fundamental para a agilidade das providências a partir da confirmação ou descarte de casos positivos e seus contatantes”, ressalta a professora Elisa.

Ela também destaca o trabalho da  Assessoria de Tecnologia de Informação (ATI) em elaborar o sistema que operacionaliza o Serviço de Vigilância, permitindo o alerta imediato que possibilita agilizar as providências necessárias. “Tanto em relação ao encaminhamento do servidor quanto ao contato e orientações ao setor de lotação desse funcionário”.

Na iniciativa, a professora também destaca a participação do Serviço de Bem-Estar à Comunidade (SEBEC), Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT), Divisão de Assistência à Saúde da Comunidade do Hospital Universitário (DASC/HU), Grupo de Trabalho da COVID-19 e Autarquia Municipal de Saúde de Londrina.

“Esse resultado é fruto do trabalho coletivo de muitas instâncias”, afirma a professora. “Com os objetivos de monitorar e orientar para conseguir que todos da UEL tenham um retorno seguro e tranquilo às atividades presenciais”.