Eventos abertos nesta terça-feira (17) destacam atividades de ensino e extensão universitária

As apresentações de trabalhos são realizadas de forma simultânea, em 20 salas virtuais.

Beatriz Botelho

Agência UEL

Foi realizada na manhã desta terça-feira (17) a abertura do 2º Pró-Ensino: Mostra Anual de Atividades de Ensino da UEL, do 3º Encontro Anual de Extensão Universitária e do 9º Simpósio de Extensão da UEL “Por Extenso”. Os eventos de ensino e extensão têm programação conjunta e contam com apresentações de trabalhos de estudantes bolsistas. Serão 202 trabalhos relacionados a área de ensino, e outros 155 de extensão, sobre temas atuais e de relevância para a sociedade. A organização é da Pró-reitoria de Graduação (PROGRAD) e da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Sociedade (PROEX).

A mesa de abertura teve a participação do reitor da UEL, Sérgio Carvalho, e das pró-reitoras de graduação, Marta Favaro, e extensão, cultura e sociedade, Mara Solange Gomes Dellaroza. O reitor contextualizou o papel das universidades públicas neste momento de pandemia e os desafios enfrentados para o ensino, a pesquisa e a extensão, indicando que o trabalho não parou. “Fazer esse evento, mais do que um desafio, é uma necessidade, porque a universidade continuou viva este tempo todo”, disse.

Em seguida, foi realizado o painel de abertura “Curricularização e Creditação da Extensão Universitária”, com a participação das pró-reitoras e da professora convidada, Ana Inês Sousa, da Pró-reitoria de Extensão da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). A convidada apresentou ações já realizadas pela UFRJ para implantação de atividades extensionistas no currículo dos cursos de graduação. A alteração é prevista pelo Conselho Nacional de Educação (CNE), com prazo até dezembro de 2021. Entre as modalidades de ações de extensão estão programas, projetos, cursos, eventos e prestação de serviços. Ela ainda destacou a relevância dos eventos serem realizados em conjunto. “Nesse processo de creditação da extensão, isso é importante”, afirmou.

Programação – As apresentações de trabalhos são realizadas nos períodos da manhã e da tarde, de forma simultânea, em 20 salas virtuais, organizadas em três sessões. Os estudantes apresentam os resultados das ações realizadas e participam, em seguida, de uma roda de conversa com professores e outros participantes da mesmas área temática.

Às 19 horas tem conferência de encerramento dos eventos, que tem como tema “Extensão universitária, caminhos para inovação e desenvolvimento social”. O conferencista é o professor Juan Manuel Medina, da Universidade Nacional de Rosario, na Argentina. A atividade também abre o 38º Seminário de Extensão Universitária da Região Sul (SEURS), que será realizado até 19 de novembro.