Jornalista publica dois livros e artigos em periódicos nacionais

Jornalista publica dois livros e artigos em periódicos nacionais

São os títulos "Vox Medii Vox Dei: a apropriação do sagrado pela imprensa" e “Temas da Idade Média”.

Além de continuar produzindo e escrevendo matérias para a Agência de notícias da UEL, que não interrompeu seus trabalhos e ainda inaugurou novos formato e visual durante a pandemia, o jornalista José de Arimathéia Cordeiro Custódio, da Coordenadoria de Comunicação da UEL, também tem se empenhado este ano na produção acadêmica.

Em março, ficou pronto “Vox Medii Vox Dei: a apropriação do sagrado pela imprensa”, a versão em livro de sua Tese de Doutorado em Estudos da Linguagem – Confira. José de Arimathéia foi o primeiro Doutor formado pelo Centro de Letras e Ciências Humanas da UEL, em 2006. A quarentena, porém, impediu que fosse feito um lançamento do livro.

Livro traz versão da Tese de Doutorado em Estudos da Linguagem

O jornalista, que também tem formação em História e Teologia, publicou um artigo na Revista Eclesiástica Brasileira (REB), a mais importante revista da área de Teologia do país em que são publicados trabalhos de autores leigos. A edição 317 (setembro-dezembro) tem como temática principal “Cristianismo e Sexualidade”. José escreveu um artigo intitulado “Um rei, dois filósofos, dois monges, dois santos – total: três castos”, no qual aborda a castidade masculina no século XI. É a segunda vez que ele publica um texto na REB.

Pela editora Syntagma (Londrina), o jornalista publicou quatro capítulos, em quatro e-books. O primeiro, intitulado “Educação e Políticas Inclusivas: ressignificando a diversidade” foi lançado no início do ano. Lá, o jornalista publicou o sexto capítulo, “As crianças especiais de Mauricio de Sousa”, seu trabalho de conclusão de curso da Especialização em Psicopedagogia, feito ano passado.

Outros três foram lançados em outubro. Na obra “Felicidade: consumo, mídia e sociedade”, escreveu um ensaio sobre um comercial de TV que usa um jingle que tem como tema a felicidade das coisas simples. No livro “Imagem, discurso e vida pós-massiva” , ele apresenta semelhanças e diferenças editoriais de três telejornais católicos da TV aberta. Em novembro, foi um capítulo no livro “Educação, Comunicação e Tecnologias” – Confira , no qual ele faz o relato de experiência como ministrante de uma disciplina de Laboratório de Recursos Audiovisuais, dentro do Curso de Especialização em Metodologia da Ação Docente (Departamento de Educação), da época em que atuou no Laboratório de Tecnologia Educacional da UEL.

Antes destes trabalhos, o jornalista já publicou seis capítulos e dois livros em coautoria por esta editora nos últimos anos. Os e-books podem ser baixados gratuitamente mediante o preenchimento de um cadastro.

Idade Média – Em dezembro, mais um livro chegou: “Temas da Idade Média”. A obra reúne 13 artigos, dos quais alguns foram trabalhos de conclusão de cursos de pós-graduação em História (o jornalista fez quatro) ou estudos apresentados em eventos científicos. Os artigos estão divididos em quatro partes – Educação e Arte; Vida Social; Imaginário; e Militarismo. Os artigos abordam, entre outros, a Medicina, o uso do dinheiro, os mortos vivos, um pequeno demônio que faz as pessoas errarem ao ler ou escrever, e características arquitetônicas medievais em fortificações brasileiras.

Leia também